Prefeitura do Recife lança oficialmente a Frei Caneca FM

Em caráter experimental há dois anos, a emissora vai contar com uma programação diferente

por Paulo Uchôa qui, 28/06/2018 - 18:30
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens A rádio Frei Caneca é sintonizada na frequência 101.5 Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

Depois de quase 60 anos, a rádio Frei Caneca FM foi oficialmente lançada pela Prefeitura do Recife na tarde desta quinta-feira (28). O projeto encabeçado pelo vereador Liberato Costa Júnior, em 8 de novembro de 1960, conseguiu obter as exigências técnicas da Anatel, desprendendo desde 2014 o sonho de transmitir os acontecimentos do cenário popular pernambucano que ‘teimava’ em sair do papel.

Em caráter experimental há dois anos, a Frei Caneca está na frequência 101.5 e a partir de hoje, a emissora vai contar com uma programação que vai além da música. Através de um edital, foi disponibilizado um espaço de 40% da grade para que produções locais, de variadas apresentações, possam exibir seus conteúdos. Os 14 programas que foram selecionados serão transmitidos aos poucos, entrando no ar já no mês que vem.

O prefeito Geraldo Julio (PSB), que esteve na inauguração no Paço do Frevo, no Bairro do Recife, vê como um dia histórico o lançamento definitivo da rádio. "Democratizar a informação é o grande objetivo de uma rádio pública. Esse objetivo foi discutido no processo participativo que fez a gente chegar até aqui. Foi vencida toda burocracia necessária para a abertura", disse.

Para Leda Alves, secretária de Cultura do Recife, a Frei Caneca veio para ter compromissos com os interesses populares. "Ela está realmente aberta as contribuições. A rádio tem que dar a voz para quem não tem vez. Ela é nossa". Instalada com dois estúdios no Paço do Frevo, a rádio Frei Caneca passará a operar com cinco horas diárias com programas próprios, de segunda a sexta, sendo elas dedicadas as produções Salada Pop e Revista Difusora. Aos domingos, das 10h ao meio-dia, o espaço será reservado para o samba.

 O evento contou com as apresentações de Amaro Freitas, Isaar, MC Bione e do cantador Clécio Rimas. O cantor Silvério Pessoa, que também esteve presente, contou ao LeiaJa.com que o nascimento da Frei Caneca é uma conquista coletiva. “A gente, hoje, tem uma rádio que vai priorizar uma produção local. Isso é uma grande vitória. Ela vai ser um espaço generoso e significativo para a educação pública em Recife”.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores