DeMonaco é acusado de plágio por "Uma Noite de Crime"
James DeMonaco escreveu e dirigiu "Uma Noite de Crime" (no original "The Purge")
Segundo o "Hollywood Reporter", James DeMonaco, roteirista de "Uma Noite de Crime" (The Purge) pode enfrentar uma investigação em um processo de plágio sobre o longa que escreveu e dirigiu.
Douglas Jordan-Benel iniciou o processo afirmando que a história do filme, em que os crimes se tornam legais durante 12 horas, é derivado de seu roteiro, chamado de "Settler’s Day". Ele diz que enviou a história para vários estúdios e que a franquia representa tanto um plágio quanto uma quebra de contrato pelo uso total de suas ideias sem nenhum reconhecimento autoral e financeiro.
A ideia da Universal era construir uma defesa afirmando que todas as semelhanças entre as histórias são coincidências e que DeMonaco criou a história sozinho. A defesa de Jordan-Benel alega que o diretor e roteirista entregou documentos com algumas discrepâncias e há a suspeita de que ele alterou datas de e-mails para confirmar sua versão. O próximo passo é a análise de documentos originais e dos equipamentos eletrônicos de DeMonaco.
O processo começou em 2015 e ganhou atenção tanto pelo sucesso recente da franquia, quanto pelas derrotas na Universal na tentativa de encerrar o caso. O juiz ainda irá determinar se a investigação forense terá continuidade, mas o estúdio pretende chamar testemunhas e contratar especialistas para explicar as discrepâncias de datas.
O longa mais recente da franquia chegou aos cinemas em julho e a série de TV ganhou seu primeiro trailer na "San Diego Comic-Con" realizada este ano.