Descoberta a identidade da modelo de 'L'Origine du monde'

Mulher que posou para a obra considerada uma das mais escandalosas do século 19 pode ter sido revelada após 150 anos de mistério

por Paula Brasileiro ter, 25/09/2018 - 17:08
Daniele Dalledonne L'Origine du monde Daniele Dalledonne

Uma dúvida de mais de 150 anos parece, enfim, ter sido resolvida por um historiador francês. A verdadeira identidade da modelo retratada na pintura L'origine du monde, do artista Gustavo Courbet, foi descoberta pelo historiador Claude Schopp. Ela seria a dançarina parisiense Constance Queniaux.

Durante todos esses anos, desde que o quadro foi pintado, em 1866, acreditou-se que a modelo que teria posado para Courbet seria a irlandesa Joanna Hiffernan, sua amante à época. Porém, uma dúvida pairava sobre o quadro por Joanna ser ruiva enquanto a genitália que aparece na tela ostenta pelos púbicos negros. 

Agora, o historiador Claude Schopp chegou à conclusão de que a mulher que verdadeiramente posou para o artista plástico teria sido Constance Queniax. A descoberta se deu após pesquisas em cartas trocadas entre os escritores Alexandre Dumas Filho e George Sand. Nelas, o pesquisador teria encontrado indícios de que Constance seria a modelo do quadro. 

Constance foi amante do diplomata otomano Halil Serif Pasha, que teria encomendado o quadro para sua coleção pessoal de arte erótica. Outra descoberta de Schopp que reforça a teoria é que quando a modelo morreu, em 1908, ela deixou em seu testamento uma pintura de Courbet, intitulado A Dança das Camélias. 

COMENTÁRIOS dos leitores