'Roma' se consagra no Spirit Awards do cinema independente
Filme de Alfonso Cuarón aparece entre os favoritos a Melhor Filme do Oscar
"Roma", filme autobiográfico do mexicano Alfonso Cuarón, conquistou neste sábado (23) o prêmio de melhor filme internacional do Spirit Awards do cinema independente.
"Sinto-me otimista neste momento pela diversidade que estamos vendo no cinema... E acho que esta categoria em breve será irrelevante", disse Cuarón ao receber o prêmio, atribuído faltando menos de 24 horas para a entrega dos Oscars, prêmios da Academia de Hollywood, nos quais sua obra-prima em preto e branco aparece entre os favoritos a Melhor Filme.
"Roma" conta a história de uma jovem indígena chamada Cleo - interpretada pela estreante Yalitza Aparicio -, que trabalha como doméstica e babá na casa de uma família de classe média da Cidade do México nos conturbados anos 1970.
Falado em espanhol e em uma língua indígena, o filme é um projeto pessoal do diretor já ganhador do Oscar com "Gravidade" e do Spirit por "E sua mãe também".
"Nunca imaginamos que estaríamos aqui", disse à AFP no tapete vermelho - na verdade, azul - a produtora do filme, a venezuelana Gabriela Rodríguez.
O britânico Richard E. Grant ficou com o prêmio de melhor ator coadjuvante por "Can You Ever Forgive Me?", com o qual também foi indicado ao Oscar.