Temendo violência, Dead Kennedys cancela turnê no Brasil

Banda americana estava com quatro shows agendados no país, mas uma 'confusão' envolvendo um cartaz acabou cancelando a tour

por Paula Brasileiro sex, 26/04/2019 - 17:00
Reprodução/Instagram O Dead Kennedys cancelou sua vinda ao Brasil após confusão na internet Reprodução/Instagram

A banda americana Dead Kennedys, que estava com shows agendados no Brasil no mês de maio, cancelou sua turnê brasileira. O motivo foi a grande 'confusão' que se instaurou na internet após a produtora nacional da tour publicar um cartaz que foi apontado pelos internautas como uma crítica ao governo do atual presidente do país, Jair Bolsonaro. O comunicado foi feito, nesta sexta (26), pelo Facebook da banda.

Em menos de uma semana, o Dead Kennedys (DK) passou por uma montanha russa com os fãs brasileiros. Na última segunda (22), o pôster produzido pelo ilustrador Cristiano Suarez, que anunciava os shows dos americanos em solo nacional, caiu nas graças dos internautas que apontaram na arte inúmeras referências à atual situação política do país. Horas mais tarde, o perfil oficial do DK no Facebook postou um comunicado afirmando não ter nenhuma relação com a iniciativa. Prontamente, os fãs se revoltaram com o posicionamento da banda e teceram inúmeras críticas ao grupo.

Já nesta sexta (26), a banda de hardcore americana informou ao público sobre a decisão de cancelar a turnê brasileira. também através de seu Facebook, eles disseram que o momento não é oportuno para a sua vinda ao país - seria a quarta -, e que eles estariam preocupados com a segurança de seus fãs. Segundo o post, "ações estúpidas foram tomadas" o que fez "com que os pregadores de ódio se manifestassem por todos os lados"; e que apesar do cartaz ter ficado "bem legal" as "consequências criaram uma situação bastante perigosa" para os fãs. Parte da renda da venda dos ingressos será doada a uma instituição de caridade.

Confira a nota na íntegra.

Ok Pessoal; o promotor no Brasil realmente não soube como gerenciar as coisas da forma correta. Sem nos contatar sobre o assunto, ações estúpidas foram tomadas e que fizeram com que os pregadores de ódio se manifestassem por todos os lados. Mesmo assim, nós consideramos que o pôster ficou bem legal e nós concordamos com a ideia; as consequências criaram uma situação bastante perigosa para nossos fãs que frequentam nossos shows. Nós nunca colocamos nosso público em risco, visto que isso não representa o que somos. Por esta razão, infelizmente estamos bastante tristes em informar que a banda não mais poderá tocar no Brasil este ano; sentimos que esta é realmente a única alternativa de manter as pessoas seguras. Nós faremos uma doação da porcentagem dos rendimentos que nos foram antecipados para uma instituição de caridade.

COMENTÁRIOS dos leitores