Mostra reúne clássicos dos animes japoneses em SP

"Akira" (1988), "Paprika" (2006) e "O Conto da Princesa Kaguya" (2013) estão na programação do Centro Cultural Banco do Brasil

por Alex Dinarte qua, 12/02/2020 - 18:25
Reprodução / A Tartaruga Vermelha A animação "Akira" (1988) transcendeu as fronteiras orientais e apresentou os animes japoneses ao mundo Reprodução / A Tartaruga Vermelha

Até o próximo dia 24, a programação cinematográfica do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo será dedicas aos fãs dos clássicos desenhos japoneses. A mostra "Anime: O Fantástico Mundo das Animações Japonesas" exibirá 15 obras e rodas de conversa sobre premiados títulos.

Um dos destaques em cartaz é "A Tartaruga Vermelha" (2016), de Michaël Dudok de Wit, que recebeu o prêmio Um Certo Olhar, no Festival de Cannes, na França, em 2017. Outro grande sucesso em exibição na mostra é "Paprika" (2006). O desenho, considerado revolucionário entre as animações japonesas, também faturou troféus nos festivais de Annecy, em território francês, e Montreal, no Canadá. Indicado ao Oscar da categoria Melhor Animação em 2014, "O Conto da Princesa Kaguya" (2013), de Isao Takahataé mais um clássico nas telas do CCBB/SP.

Já as rodas de conversa serão sobre as animações "As Memórias de Marnie" (2014), com direção de Hiromasa Yonebayashi, e "Akira" (1988), de Katsuhiro Otomo. A primeira, na próxima quarta-feira (19), será ministrada pela crítica de cinema, roteirista e jornalista Lorenna Montenegro. No debate, temas como ancestralidade e solidão serão abordados de acordo com a obra indicada ao Oscar de Melhor Animação em 2016.

No dia 21 de fevereiro, o papo tem como enfoque o clássico de 1988 que marcou uma geração por superar as fronteiras orientais e apresentar ao mundo a arte do anime. A mediadora será Cinthia Saty Fuji, ilustradora, quadrinista e artista de desenvolvimento visual para animação, curtas e longas. Nos dois dias, os diálogos acontecem após as sessões das 18h.

Confira a programação em www.bb.com.br.

 

Serviço

Mostra "Anime: O Fantástico Mundo das Animações Japonesas"

Quando: de 12 a 24 de fevereiro

Onde: CCBB/SP Rua Álvares Penteado, 112, Centro – São Paulo – SP

Quanto: R$ 10

COMENTÁRIOS dos leitores