Desfile de Carnaval gera polêmica ao abordar o holocausto

Um carro alegórico de crematório foi acompanhado por componentes fantasiados de judeus e nazistas, que empunhavam armas de brinquedo ao som de música eletrônica

por Victor Gouveia sex, 28/02/2020 - 08:38

Um polêmico desfile carnavalesco na Espanha gerou indignação de alguns usuários das redes sociais e causou desconforto entre o país ibérico e Israel. Com o tema holocausto, uma das alas apresentou um carro alegórico representando um crematório, enquanto membros dançavam música eletrônica fantasiados de nazistas e judeu prisioneiros.

O Carnaval do povoado de Campo de Criptana foi marcado pelo desfile do último domingo (23). O modo como a Associação Cultural El Chaparral de Las Meses abordou a temática levantou debate sobre o antissemitismo e a banalização da morte de seis milhões de judeus.  

Após a repercussão da polêmica, os responsáveis pelo grupo se desculparam publicamente. "A mensagem de consideração e respeito que queríamos transmitir, possivelmente não foi entendida como esperávamos ou até mesmo, não fomos capazes de transmiti-la ou não foi feita através dos meios certos", foi publicado na conta da Associação Cultural El Chaparral.

O tiro pela culatra gerou desconforto com a embaixada israelense, que condenou o que considerou uma “representação vil e repugnante”. A ministra espanhola de Relações Exteriores, Arancha González Laya, declarou que sente-se “horrorizada com o desfile” e reafirmou o combate à banalização do sofrimento.

Acompanhe

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores