Secretaria da Cultura ‘rebatiza’ auxílio e gera revolta

Endereçada aos profissionais da cultura, a ação, na verdade, é o mesmo auxílio emergencial já anunciado pelo Governo Federal

por Paula Brasileiro qua, 15/04/2020 - 09:18
Marcos Corrêa/PR A secretária Regina Duarte fez o anúncio do auxílio nas redes sociais Marcos Corrêa/PR

A secretária especial da cultura, Regina Duarte, fez uma transmissão ao vivo, na última terça (14), para anunciar um ação que visa ajudar os trabalhadores da cultura durante a crise do coronavírus. O projeto, no entanto, não é nada mais que o auxílio emergencial já anunciado - e colocado em prática -, pelo Governo Federal, com o diferencial de estar sendo mencionado como uma ação voltada aos profissionais da arte. O anúncio não pegou bem entre a classe e foi duramente criticado. 

Após a transmissão, feita ao lado do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a informação também foi publicada nas redes sociais da Secretaria Especial da Cultura. Na postagem, a ação vem descrita como “Ação Emergencial Cidadão da Cultura”, com a legenda: “A secretária especial da Cultura, Regina Duarte, anunciou detalhes sobre o pagamento do auxílio de até R$ 600,00 para trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores do setor cultural”. A publicação também indica o site da Caixa Econômica Federal para quem tiver dúvidas.

Tal  auxílio, destinado aos trabalhadores da cultura, no entanto, nada mais é do que o auxílio emergencial anunciado pelo Governo Federal e que, inclusive, começou a ser pago na última terça (14). As críticas ao posicionamento da Secretaria Especial da Cultura foram inevitáveis, uma vez que, até o momento, nenhuma ação específica para a classe artística foi idealizada durante esse período em que grande maioria desses profissionais está impossibilitada de trabalhar. 

Confira o que disseram alguns internautas:

“Isso não é novidade! Todos os empreendedores que cumpram as regras têm direito ao auxílio! Quero ver novidades”.

“Isso já foi apresentado, já tá sendo pago e é pra autônomos de qualquer área. E pro setor cultural, nenhuma medida específica? Vai trabalhar, mulher, e para de ficar postando fake news no insta”.

“O certo seria criar um auxílio específico para classe artística. Mas, nem isso”.

“Deveriam criar um programa específico para os segmentos da Cultura e não colocar todos numa só farofa”.

“Falta de respeito com o pessoal da cultura. Que vergonha!”

 

COMENTÁRIOS dos leitores