Cinemateca: conheça o local que Regina Duarte deve chefiar

Atriz, que deixou o cargo de secretária especial da Cultura, foi convidada a assumir o equipamento que guarda o maior acervo cinematográfico da América Latina

por Alex Dinarte qui, 21/05/2020 - 15:37
Didão Barros / Wikimedia Fachada da Cinemateca, em São Paulo Didão Barros / Wikimedia

A Cinemateca Brasileira, localizada na região sul da cidade de São Paulo, pode ter nova coordenadora nos próximos dias. O Palácio do Planalto anunciou, na manhã desta quarta-feira (20), que a então secretária especial da Cultura, a atriz Regina Duarte, deixa o cargo criado pelo governo federal em Brasília e deve assumir a gerência do maior acervo cinematográfico da América Latina em breve. Mas, afinal o que é a Cinemateca?

Criada em 1946, após a dissolução do Primeiro Clube de Cinema por força da ditadura liderada por Getulio Vargas (1882-1954) no início daquela década, a Cinemateca Brasileira ostenta um acervo que guarda cerca de 30 mil obras nacionais e estrangeiras. No início dos anos 1960, o estabelecimento cultural foi convertido em fundação, para que fosse viável a manutenção de convênios com a administração pública. Só no final da década de 1970 que o local inaugurou um Centro de Operações voltado ao trabalho de documentação e pesquisa sobre a cinematografia do Brasil.

Apesar de ter sofrido quatro incêndios em toda a história, estima-se que o arquivo tenha cerca de um milhão de itens como fotos, roteiros, cartazes e livros, em que se preserva a história da sétima arte no país.

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, as visitas do público ao rico arquivo da Cinemateca Brasileira estão proibidas. Nos dias atuais, a gestão da Cinemateca é da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp). Se a atriz Regina Duarte aceitar a sugestão que chamou de "presente" dado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ela deve assumir o lugar de Olga Futemma, servidora pública que atua como gerente do equipamento há 35 anos.

COMENTÁRIOS dos leitores