Atentado ao 11 de setembro não interrompeu Dragon Ball Z
Versão que se espalhou pela internet diz que "Plantão da Globo" teria entrado bem na parte em que o personagem Goku se transforma em Super Saiyajin 3 pela primeira vez
Desde que ocorreu a tragédia do 11 de setembro em Nova York, quando as torres gêmeas do World Trade Center foram alvos de um ataque terrorista em 2001, os brasileiros fomentam uma teoria na internet, que muitos adotam como verdade.
Essas pessoas acreditam que o plantão da Globo teria interrompido um momento icônico do anime “Dragon Ball Z” (Akira Toriyama), em que o personagem Goku se transformava em Super Saiyajin 3 pela primeira vez. No Youtube, é possível ver montagens que supostamente provam o ocorrido. Porém, como indica uma pesquisa do site Na Telinha, isso nunca aconteceu.
Lenda urbana
O anime nem sequer chegou a ser exibido nessa data, o que pode ser conferido na edição do jornal Folha de São Paulo do dia do atentado. Lá, é possível conferir que o programa da apresentadora Angélica, "Bambuluá", iniciava às 9h30 e a TV Globinho, que na época era apenas um quadro do programa, entrava no ar às 10h30, com exibição de desenhos animados. “Dragon Ball Z” era exibido por volta das 11h30.
De acordo com a TV Pesquisa da PUC-RJ, o primeiro plantão da Globo falando sobre a tragédia entrou no ar às 9h45 e teve duração de 5 minutos, após os quais a programação normal foi retomada. Contudo, momentos antes de o segundo avião colidir com a torre, toda a grade de programação da Globo foi cancelada neste dia e a cobertura jornalística do atentado foi iniciada às 10h. Isso impossibilitou “Dragon Ball Z” de ser transmitido naquele dia.
Outro fato levantado pela pesquisa do Na Telinha é que o episódio 245, onde ocorre a transformação de Goku, não iria passar nesse dia. O episódio que seria exibido em 11 de setembro de 2001 era o 237, “Vegeta Luta Por Seus Entes Queridos”.
Diferenças regionais
Algumas pessoas ainda questionam as diferenças nas grades de programação regional, que podem alterar o horário de exibição de alguns programas em diferentes regiões do Brasil, porém, a emissora Globo se norteava pelo horário de São Paulo até abril de 2008, quando foi implementada a Rede Fuso. Para pontuar isso, no ano passado o jornalista Bruno Laurentino publicou em seu Twitter uma foto com os horários e a programação da Globo para o dia do atentado. Segundo o documento, no momento em que a cobertura jornalística interrompeu a programação normal, a emissora estava exibindo o desenho “Garrafinha”.
O "efeito Mandela"
Alguns atribuem o fato de as pessoas acreditarem em algo que não ocorreu ao chamado "efeito Mandela", um termo que ficou popular por causa de um site criado em 2009 pela norte-americana Fiona Broome, que se autodefine “pesquisadora paranormal”. O nome “efeito Mandela” vem do fato de Broome e outras pessoas próximas a ela terem falsas memórias sobre a morte do líder africano Nelson Mandela, que só faleceu em 2013.
Apesar de não ser um termo científico, pode-se utilizar a ideia do "efeito Mandela" para explicar por que tantas pessoas no Brasil acreditam que “Dragon Ball Z” foi de fato interrompido pelo plantão da globo em 11 de setembro de 2001, acreditando que vivenciaram essa experiência. Ao disseminar os relatos na internet, muitas outras pessoas passam a acreditar também.