Autora de PE vai ao Jabuti com obra sobre mulheres negras

Jaquelina Fraga foi indicada ao prêmio com seu livro de estreia, ‘Negra sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho’

por Paula Brasileiro sex, 23/10/2020 - 09:35
Divulgação/Elysangela Freitas Jaqueline lançou a obra no ano passado, durante a Bienal do Livro de Pernambuco. Divulgação/Elysangela Freitas

O Prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira, anunciou na última quinta (22), os seus finalistas e Pernambuco está entre eles. A escritora Jaqueline Fraga concorre na categoria Biografia, Documentário e Reportagem com o livro ‘Negra sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho’. O resultado da premiação está previsto para o dia 26 de novembro. 

‘Negra sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho’ é o livro de estreia da pernambucana e foi produzido de forma totalmente independente. A obra, lançada na Bienal Internacional de Pernambuco em outubro de 2019, conta histórias de mulheres negras que atuam em profissões consideradas valorizadas, como Medicina e Direito. 

Em entrevista exclusiva ao LeiaJá, Jaqueline se disse muito orgulhosa por estrear em um prêmio de tamanha importância, como o Jabuti. Além do reconhecimento do seu trabalho, a escritora assinala a relevância de participar da premiação abordando temas tão urgentes. “É uma comprovação de que a pauta que a gente reivindica é essencial. Por mais que haja dados que comprovem isso, mas você ter uma premiação de nível nacional, como o Jabuti dando destaque pra esses temas, da questão racial e da representatividade, sobretudo nesse momento que vivemos, é algo muito importante”. 

Além disso, o livro da pernambucana é o único de produção independente a concorrer na categoria, e apenas um dos 10 em toda a premiação lançado dessa forma. “Foi meu projeto de empreendedorismo mesmo e ter esse reconhecimento é maravilhoso”, disse a autora. O Prêmio Jabuti anuncia seus vencedores no dia 26 de novembro. A lista com todos os finalistas pode ser vista no site da premiação.





 

COMENTÁRIOS dos leitores