História de superação de time amador do Recife vira filme

Produção lembra trajetória da equipe Milan dos Coelhos, criada por Evinho Bonfim, que sofre de paralisia cerebral espástica

ter, 03/11/2020 - 17:16
Divulgação O filme tem exibição marcada para o dia 22 de novembro Divulgação

O documentário “Movido a Futebol- A Campanha” integrará a programação do 11º Cinefoot, festival de cinema realizado entre os dias 20 a 27 de novembro, de forma online e gratuita. O filme, que possui exibição marcada para o dia 22, conta a história do time de futebol amador Milan dos Coelhos, fundado no Recife por Evinho Bonfim- que sofre de paralisia cerebral espástica.

A produção contou apenas como recursos próprios e com o trabalho voluntário da equipe de filmagem e edição, tendo ocorrido por iniciativa de Rafael Dourado. É ele, aliás, o responsável pela campanha Movido a Futebol, uma iniciativa para levantar fundos e parcerias, no sentido de patrocinar projetos amadores e sociais. “No início era para ser só uma campanha, mas a gente acabou virando membro da família de Evinho”, brinca Dourado.

O filme expõe as precárias instalações do futebol de várzea no Recife e só pôde ser gravado a partir de uma série de ajustes de horários da equipe, que possui outros empregos. A produção ainda cita a dificuldade de conduzir Evinho Bonfim, em sua cadeira de rodas, para os locais de filmagem, dados os obstáculos ao deslocamento de pessoas com deficiência.

“Nós queríamos mostrar um pouco mais da história de Evinho e do Milan dos Coelhos e fazer com que ela chegasse mais longe, queríamos que mais gente conhecesse essa história. Dessa forma, esperamos realmente fazer a diferença. Estou muito feliz com a nossa seleção para o festival”, comenta Dourado. A exibição da versão mais longa do documentário ocorrerá na TV Futura, no dia 20 de novembro.

COMENTÁRIOS dos leitores