Internet auxilia comediantes durante a pandemia
Trabalho dos profissionais de saúde na linha de frente no combate ao Covid-19 e momentos junto a família são as atuais inspirações dos humoristas
Na data de hoje (26), comemora-se o dia do comediante, profissional responsável por aplicar a arte do humor em diferentes segmentos das artes, como teatro, filmes, séries, livros e shows de stand-up comedy. Durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), que também completa um ano hoje, os profissionais da comédia precisaram adaptar seus officios ao ambiente digital, uma vez que para impedir a disseminação do vírus, os eventos com aglomerações tiveram que ser suspensos.
O humorista e apresentador da Energia 97 FM, Marcos Aguena (Japa) 53 anos, de São Paulo, conta que as lives possibilitaram os comediantes a continuarem com os trabalhos. “Também foram fundamentais para que as pessoas que estavam em casa, com medo da doença, tivessem momentos de mais levezas, ao assistir as transmissões dos humoristas”, destaca.
Em meio ao isolamento social, Aguena criou o programa “Jornal do Japa” em seu canal do Youtube, e lá, o comediante lia ao vivo, as notícias curiosas da semana, em tom de humor. “Os comentaristas das notícias, era o próprio público no chat. Foi a maneira que encontrei de trazer interatividade”, recorda. Para ler o noticiário, o Japa também contava com a presença de algum famoso convidado, que o auxiliava durante a transmissão. “A resposta do público foi sensacional, e isso me motivou a fazer várias edições do programa”, relata o comediante.
Japa explica que um dos principais desafios de fazer humor no ambiente virtual, é não ter o retorno imediato do público, com as risadas que são os aplausos dos comediantes. Por trabalhar no rádio há mais de 30 anos, e estar acostumado com a distância entre o locutor e o ouvinte, Aguena não sentiu dificuldades em se adaptar ao modelo digital.
Diante do cenário pandêmico, Japa prevê que os comediantes deverão produzir cada vez mais materiais de comédia no audiovisual, mesmo após o fim da crise sanitária. “Constatamos um avanço nos podcasts de humor e uma melhora na qualidade dos vídeos. E eu acredito que no pós-pandemia, isso continuará paralelamente aos shows virtuais”, afirma. Em momentos difíceis, o humorista carrega como principal inspiração, o trabalho dos profissionais de saúde que estão na frente do combate, ao Covid-19.
Outro que também se utilizou da internet para divulgar o trabalho na pandemia, foi o comediante Marcio Pial, 42 anos, de Mogi das Cruzes (SP). Graças a expressividade do ambiente virtual, o humorista aponta que conseguiu atingir um novo público, que em tempos normais, não conheceriam o seu trabalho.
Algumas redes sociais como Facebook, Instagram e Tick Tock, também auxiliam o profissional do humor a migrar seus trabalhos no ambiente virtual. “Antes eu já fazia algumas coisas dentro de casa. Eu tenho um show com meu filho que se chama ‘Eu Sou Seu Pai’, e a gente reproduziu alguns esquetes e criamos outras na internet”, recorda Pial. O comediante explica que ao realizar humor junto a família, o público que também estava confinado com seus familiares, se identificou com o espetáculo. “Montamos um show chamado ‘Feito em casa’, onde apresentamos comédias circenses e números de dança. O feedback foi muito bom”, ressalta.
A pandemia impossibilitou as pessoas de se aglomerarem em teatros, e muitos espetáculos tiveram que ser cancelados. Quando a crise sanitária for controlada, e a população for vacinada, Pial espera que o público volte a ir nos shows, e não se prendam apenas no virtual. “Eu espero que elas voltem a consumir comédia, porque nós que vivemos da arte, precisamos disso. Sabemos que a internet é muito boa para divulgação, mas o corpo-a-corpo ainda é muito melhor”, realça o humorista, que no atual momento, carrega como inspiração, os momentos junto a sua família. Acompanhe o trabalho dele no Instagram: @omarciopial.