Clássicos da teledramaturgia disponíveis no Globoplay

Globoplay vem incluindo no catálogo, desde 2020, novelas que sacudiram os lares dos telespectadores

por Paulo Uchôa sex, 05/03/2021 - 14:53

No início de junho de 2020, a TV Globo resolveu incluir no catálogo da sua plataforma digital novelas que reviraram a cabeça do telespectador no passado. Para a alegria dos assinantes do Globoplay, as tramas que invadiam as casas dos brasileiros nas décadas de 1970, 1980 e 1990, agora já podem ser maratonadas a qualquer hora e lugar.

Obras como A Viagem, Mulheres Apaixonadas, Vale Tudo, Sassaricando, A Indomada e Porto dos Milagres chegaram com tudo no serviço de streming, fazendo muita gente voltar no tempo e matar um pouco a saudade dos personagens que revolucionaram a história da teledramaturgia. Por isso, o LeiaJá separou cinco tramas inesquecíveis e nostálgicas que estão disponíveis no Globoplay.

Tieta

Em 1989, Betty Faria agitava o Brasil interpretando a personagem Tieta. Sucesso de Aguinaldo Silva, o folhetim baseado na obra homônima do escritor Jorge Amado sacudiu os lares das pessoas, deixando-as hipnotizadas em frente à TV. Expulsa pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), Tieta retorna à fictícia Santana do Agreste para se vingar. Chegando lá, os planos dela entram em conflitos ao cruzarem os caminhos do sobrinho, Ricardo (Cássio Gabus Mendes), com quem passa a ter uma tórrida relação amorosa.

Vamp

Na última segunda-feira (1º), o Globoplay colocou no seu catálogo a novela Vamp. Protagonizada por Claudia Ohana, a trama vampiresca virou febre nacional no início dos anos 1990. A história da cantora Natasha encantou todos os públicos, assim como recordou Claudia, em entrevista ao Gshow: "As mães me ligavam falando que os filhos estavam pedindo para dormir dentro do caixão. E as pessoas começavam a me ligar. Eu não estava preparada para aquela enxurrada de sucesso".

Top Model

Malu Mader deu o que falar, no finalzinho dos anos 1980, quando viveu a modelo Duda no folhetim Top Model. Exibida na época na faixa das 19h, a trama 'praieira e estilosa' gerou repercussão entre os adolescentes, abordando histórias dos bastidores da moda e também de relações interpessoais bastante conflituosas. Um clássico da TV Globo, Top Model reuniu na ocasião nomes como Zezé Polessa, Nuno Leal Maia, Gabriela Duarte, Cecil Thiré e Taumaturgo Ferreira, além das estreantes Adriana Esteves e Flávia Alessandra.

Felicidade

Dando vida à doce e batalhadora Helena, Maitê Proença caiu na graça do povo brasileiro ao estrelar Felicidade. A novela escrita por Manoel Carlos, que foi ao ar no horário das seis, ostentou um elenco de peso. Reunindo astros da teledramaturgia como Laura Cardoso, Tony Ramos, Ariclê Perez, Othon Bastos, Esther Góes e Herson Capri, o folhetim despontou nacionalmente o talento de Viviane Pasmanter. Em sua primeira novela, a atriz recebeu a incumbência de interpretar a vilã Débora.

O Bem-Amado

Produzida em 1973, O Bem-Amado foi a primeira novela a cores da Globo. Escrita por Dias Gomes, o sucesso protagonizado pelo saudoso Paulo Gracindo invadiu a plataforma da emissora no mês passado. Vale lembrar que o folhetim foi também o primeiro a ser exportado e sem contar que criticava com humor o Brasil da época, em plena ditadura militar. O Bem-Amado contou com Lima Duarte, Emiliano Queiroz, Dirce Migliaccio, Ida Gomes, Rogério Fróes, entre outros nomes.

Fotos: Reprodução/TV Globo

COMENTÁRIOS dos leitores