'Discurso criminoso’, diz Nathalia Arcuri sobre Sikêra Jr.
Apresentadora rescindiu contrato com a RedeTV! após não concordar com a omissão da emissora em relação as falas preconceituosas de Sikêra Jr.
Nathalia Arcuri cancelou seu contrato com a RedeTV! após discordar da omissão da emissora em relação as falas homofóbicas do apresentador do Alerta Nacional, Sikêra Jr. Em entrevista ao Estadão divulgada nessa quinta-feira (8), Nathalia deu detalhes sobre a sua decisão de se desligar e criticou fala do jornalista. “Teve um discurso criminoso”, desabafou.
Nathalia apresentava o programa Me Poupe e disse que sua intenção, quando decidiu trabalhar na RedeTV!, era “chegar em mais pessoas do que alcançaria nas mídias digitais” e teve as portas abertas pela emissora. “O programa realmente era meu e eu fazia como queria", iniciou.
A apresentadora deixou claro que sua saída foi por discordar das falas de Sikêra Jr., que ferem seus valores. "A gente sabe que quando você está em uma grade de programação, acaba respondendo pelo que acontece dentro dela. Aquelas declarações são mais do que infelizes, são ofensivas. E a postura da RedeTV! de manter o apresentador...para mim, se você não faz nada, você já fez alguma coisa. Percebi que era insustentável continuar ali, porque feriram valores importantes para mim: de liberdade, individualidade, respeito, transparência e autoresponsabilidade", explicou. “No momento que falam: 'Não posso tirar o cara do ar por questões contratuais', já estavam se posicionado. É um desalinhamento de crenças”, desabafou Nathalia.
Sobre seu desligamento disse que a emissora estava “super feliz” com o desempenho do seu programa e por isso discordaram do seu desligamento, mas respeitaram.
Nathalia ainda comentou que o Alerta Nacional não é o único programa da RedeTV! com declarações preconceituosas: “Esse não é o único programa da casa que tem declarações machistas, fora da realidade, que defendem coisas que eu também não acredito. Deve ser muito bom ter esse tipo de mídia, eles não estão se preocupando”.
Por fim, a apresentadora declarou que em outras emissoras, sempre vai se ver a opinião de um ou outro funcionário, tendendo pra um lado, mas o que foi falado por Sikêra Jr. é crime e ela pôde tomar a decisão de saída da RedeTV! porque tem algo importante na sua vida, “independência financeira”. “Teve um discurso criminoso. Afinal, homofobia é crime. Então ele foge dos limites”, explicou inicialmente.
“O mais importante é o que isso (rescindir com a emissora) deixa de exemplo para as pessoas? Porque elas acham isso tão corajoso? A educação financeira me deixa livre para tomar essa decisão. Se todo mundo tivesse um porto seguro, poderia romper com o que não acredita e ir embora. Isso fez minha equipe e eu refletirmos ainda mais naquilo que acreditamos. Essa repercussão fez a gente perceber que as pessoas estão carentes de valores. Esse é o grande aprendizado: que a gente exponha mais aquilo que acredita”, completou.