Festival de Locarno lamenta incêndio na Cinemateca
"Estamos profundamente chocados e entristecidos pelas horríveis notícias sobre o fogo que devastou um dos galpões da Cinemateca Brasileira", diz a nota oficial da instituição suíça, publicada em inglês
Por meio de nota divulgada em suas redes sociais nesta sexta (30), o Festival de Cinema de Locarno, na Suíça - uma das principais premiações do audiovisual em todo o mundo-, lamentou o incêndio ocorrido na Cinemateca Brasileira, na última quinta. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas atingiram entre 300 e 400 metros da estrutura, localizada na cidade de São Paulo.
“Estamos profundamente chocados e tristes com a horrível notícia do incêndio que arrasou um dos galpões da Cinemateca Brasileira, localizada na Vila Leopoldina. Estamos enlutados com a indústria cinematográfica brasileira pela indescritível perda de tamanha quantidade de documentos, fotos e documentos impressos. Esta tragédia atinge a toda a comunidade cinematográfica em todo o mundo”, lamenta trecho da nota.
O festival também cobra “ações e respostas” do poder público acerca do destino da Cinemateca. O governo federal é responsável pela administração do órgão desde o dia 7 de agosto de 2020, quando cancelou o contrato com a Acerp, até então responsável pela gestão, e cortou o repasse de recursos para a instituição. Apenas nesta sexta, um dia depois do incêndio e com dois anos de atraso, o governo federal abriu um edital para o “chamamento público” de uma “entidade privada sem fins lucrativos” para gerir a instituição por cinco anos.
“O patrimônio cinematográfico brasileiro precisa ser protegido para o bem maior das gerações futuras. Estamos com todo o cinema brasileiro e todos aqueles que se importam e se preocupam com o futuro da Cinemateca Brasileira”, acrescenta o posicionamento do Festival de Locarno.
NO BRASIL DAS TREVAS BOLSONARISTAS A CULTURA ESTÁ EM CHAMAS: Cinemateca brasileira está em chamas, e isto é responsabilidade de um governo que não respeita e não investe na cultura do povo. Se dizem patriotas e na realidade odeiam o povo brasileiro e sua pluralidade. pic.twitter.com/TM9Wesd6xg
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) July 29, 2021