13 filmes para curtir a sexta-feira 13

Leia já selecionou uma lista de filmes para cinéfilos amantes do gênero terror, produções que vão desde os anos 1970 aos dias atuais

por Alfredo Carvalho sex, 13/08/2021 - 21:55
Divulgação/Paris Filmes Imagem do filme "Midsommar - O Mal Não Espera a Noite" Divulgação/Paris Filmes

Diversas são as lendas que cercam as sextas-feiras 13, como hoje. Alguns mitos costumam classificar sextas-feiras como amaldiçoadas, afinal, foi o dia em que Jesus Cristo foi morto, além de também ser considerado o dia em que ocorreu o grande dilúvio, como indica a cultura judaica. Já o 13, é considerado por muitos como o número do azar. Some-se a isso o fato de agosto ser considerado "o mês dos desgosto".

Superstições à parte, neste 13 de agosto, a equipe do  Leia Já selecionou 13 filmes de terror para os cinéfilos que curtem o gênero. A lista abarca produções desde os anos 1970: 

“O Iluminado” (1980) – Dirigido pelo cineasta Stanley Kubrick, a ficção narra a história do escritor Jack Torrance (Jack Nicholson) que sofre de um bloqueio criativo e em busca da cura, ruma para o distante Hotel Overlook, ao lado de sua esposa Wendy (Shelley Duvall) e do filho Danny (Danny Lloyd). Conforme a história avança, Jack começa a ser perturbado por histórias sombrias a respeito do hotel e se torna o pior pesadelo de sua família.

“Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio” (1981) – Após lerem um livro amaldiçoado em uma casa abandonada na floresta, Ashley (Sarah York), e seus amigos precisam escapar da morte, que agora persegue o grupo de jovens. A produção contou com a direção do cineasta Sam Raimi.

“O Exorcismo de Emily Rose” (2005) – Clássico dos anos 2000 dirigido por Scott Derrickson. A história gira em torno do padre Richard Moore (Tom Wilkinson), que é acusado de assassinato, após presenciar a morte de Emily Rose (Jennifer Carpenter), no momento em que realizava uma sessão de exorcismo. 

“Suspiria” (1977) – Filme de terror italiano, dirigido por Dario Argento. A narrativa aborda a história da estudante de balé Suzy Bannion (Jessica Harper), que é colocada em perigo após se dar conta que sua escola de dança, é na verdade um culto de bruxarias. Agora a jovem precisa lutar para salvar sua vida.

“A Bruxa de Blair” (1999) – Obra renomada dos anos 1990, que contou com a direção dos cineastas Eduardo Sánchez e Daniel Myrick. O roteiro fala sobre o desaparecimento de quatro jovens que decidiram explorar uma floresta local, desvendar uma lenda que a cercava e produzir um filme a respeito do mito. Mas, as coisas não saem como planejado e os quatro jovens desaparecem. Alguns anos após o ocorrido, a câmera que registrou essas imagens é localizada e alguns mistérios começam a ser desvendados. A produção se destacou por adotar o gênero “found footage”, que mostra diversas cenas em formato de documentário.

“Midsommar - O Mal Não Espera a Noite” (2019) – O gênero de terror não é sustentado apenas por produções antigas, este longa-metragem dirigido pelo cineasta Ari Aster é a prova disso. A história apresenta Dani (Florence Pugh), que após perder sua família inteira, busca pelo conforto de seu namorado Christian (Jack Reynor), mas, sua relação também vai de mal a pior. Na tentativa de melhorar as coisas, os dois partem a passeio, no entanto, suas férias são abaladas ao se depararem com cultos e práticas demoníacas.

"O Enigma de Outro Mundo" (1982) – Esta produção, que contou  com a direção de John Carpenter, gira em torno de um cachorro, que após ser baleado, se torna selvagem e começa a atacar um grupo de cientistas localizados na Antártida. Com o desenrolar da trama, eles descobrem que a fera é capaz de assumir a aparência de suas vítimas.  

“Corra!” (2017) – Longa-metragem responsável por alavancar a carreira do diretor Jordan Peele. O filme aborda uma experiência considerada assustadora por muitos jovens, o momento de conhecer os pais da namorada. Aqui, o terror deste momento é elevado ao extremo, uma vez que Chris Washington (Daniel Kaluuya) descobre coisas terríveis sobre os pais de sua parceira.

“Halloween - A Noite do Terror” (1978) – Filme que exemplifica o clássico estilo de vilão, onde todos assistem para ver como ele matará suas vítimas. Mais uma renomada obra dirigida por John Carpenter.

“Nós” (2019) – Do mesmo diretor de “Corra!”, neste longa-metragem, uma família visava apenas curtir as férias na praia, mas são sequestrados por criaturas que podem copiar suas aparências, conhecidos na mitologia de monstros como doppelgängers.

“Invocação do Mal” (2013) – Segundo o marketing da época, essa produção é baseada em fatos reais. Dirigido por James Wan, o filme apresenta uma família de fazendeiros, que se dizem ser atormentados por criaturas demoníacas. Para lidar com a situação, o casal de investigadores paranormais, Ed Warren (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga) são contratados e levados até a misteriosa fazenda.

“A Hora do Pesadelo” (1984) – Obra responsável por apresentar ao mundo uma das figuras mais icônicas do gênero terror, Freddy Krueger, um assassino de criança que após ser morto por vários pais, retorna aos pesadelos dos jovens para matá-los em seus sonhos e consequentemente, na vida real. O Filme foi dirigido pelo cineasta Wes Craven.

“Sexta-Feira 13 - Parte 3” (1982) – Em uma sexta-feira 13 não pode faltar a franquia de longa-metragem que utiliza do mito para nomear a obra. Dirigido por Steve Miner, o terceiro capítulo desta saga, foi responsável por moldar características do assassino Jason Voorhees que se tornaram clássicas, como a icônica máscara de hockey, o facão e a elevada força do personagem. Segundo a história, Voorhees morreu afogado durante um acampamento escolar, aos 11 anos. A partir deste momento, Voorhees retorna sempre ao acampamento Crystal Lake, para assassinar todos os visitantes.

 

COMENTÁRIOS dos leitores