Zé do Caixão ganhará versões modernas em inglês e espanhol
Empresa americana fundada por Elijah Wood, o Frodo da franquia Senhor dos Anéis, comprou os direitos e irá realizar produções do personagem
Zé do Caixão irá ganhar um reebot em duas versões, uma em inglês por uma produtora americana e outra em espanhol, em produção mexicana. O personagem criado por José Mojica Marins teve os direitos de filmografia comprados pela One Eyed Films, do Reino Unido, que assinou acordo com a SpectreVision, empresa fundada por Elijah Wood, o Frodo, da franquia Senhor dos Anéis, que se interessou em produzir.
Fora do país o personagem é conhecido como Coffin Joe e ganhará duas novas produções que já estão sendo desenvolvidas de forma inicial, com preparação de roteiro e de elenco.
As novas versões irão buscar adaptar Zé do Caixão para um novo público com, segundo o portal americano Screen Daily, uma versão mais popular, acessível e atualizada, fiel ao público dedicado do personagem, mas apresentando para públicos mais amplos.
Sobre criar duas versões diferentes, uma no México e outra no EUA, Betina Goldman, diretora-gerente da One Eyed Films, explicou que faz sentido criar histórias diferentes para as duas localizações. “Nos EUA os filmes do Coffin Joe cativaram toda uma geração de fãs de filmes de terror na década de 70. No México, com a migração dos brasileiros, as analogias culturais do Zé do Caixão foram tiradas do cenário original do personagem, mas foram criadas novas abordagens. São duas formas diferentes de explorar um personagem tão cativante”, explicou.
Além dos filmes, a One Eyed também assinou um acordo para distribuir no Reino Unido os filmes de Coffin Joe mais antigos, que ficaram perdidos com o tempo e agora foram restaurados, sendo digitalizados em 4k. Mojica faleceu em fevereiro de 2020, aos 83 anos e é considerado o “pai do terror” brasileiro.