Relembre polêmicas do mundo do cinema em 2021

Lista vai do disparo acidental de Alec Baldwin a Wagner Moura acusando Bolsonaro de censurar Marighella

por César Lui qui, 23/12/2021 - 13:31

O ano de 2021 foi marcado pela volta do cinema, mesmo com todas as restrições dos estabelecimentos e os atrasos dos longas por conta da pandemia por Covid-19. Próximo do fim do ano, o LeiaJá decidiu trazer uma lista para relembrar 5 polêmicas neste período.

Alec Baldwin e o disparo acidental

O ator de Missão Impossível disparou, em outubro deste ano, no set de filmagens do longa Rust, um revólver que deveria ter festim, mas estava carregada com balas reais. Os tiros acertaram fatalmente a diretora de fotografia Halyana Hutchins, além do diretor Joel Souza que ficou ferido, mas sobreviveu. Após o fato, Alec se entregou à polícia, deu seu depoimento e alegou uma possível sabotagem na arma por conta de suas posições políticas a favor do desarmamento.

Scarlett Johansson processa Disney

Viúva Negra foi o primeiro filme da Marvel de 2021 e trazia grandes expectativas dos fãs já que seria a primeira e última vez que a heroína apareceria no Universo Cinematográfico da empresa. O problema para a atriz se deu a partir do momento que os cinemas de todo mundo decidiram não aliviar suas restrições contra Covid-19, impedindo o lançamento 100% do filme. Como possibilidade, a Disney decidiu disponibilizar o longa em sua plataforma de streaming, algo que não estava no contrato e prejudicaria a atriz que ganha porcentagem pela bilheteria nos cinemas. Com a atitude, Scarlett decidiu abrir guerra contra a empresa e a processou, algo que só terminou com um acordo de ambas as partes depois de muitas farpas.

Embed:

Pantera Negra e a vacina contra Covid-19

A franquia Pantera Negra já sofreu a perda do seu ator principal, Chadwick Boseman, que faleceu em 2020. Em 2021, o planejamento é passar o reinado de Wakanda para Shuri, irmã do rei, interpretada pela atriz Letitia Wright. Aí deu ruim. Além de não querer tomar o imunizante contra a Covid-19, a atriz ainda causou atrito com a produção fazendo campanha anti vacinação. Britânica, e morando na Inglaterra, Letitia não pode entrar nos EUA para gravar sem ter tomado as duas doses da vacina contra o coronavírus.

Censura de Marighella

O longa Marighella demorou muito a chegar aos cinemas e em 2021 finalmente estreou. Questionado sobre o assunto, Wagner Moura culpou o presidente Jair Bolsonaro, afirmando que o filme atrasou porque foi alvo de tentativa de censura. Ao Roda Viva, da Tv Cultura, o diretor afirmou: “Não tenho a menor dúvida de que o filme foi censurado. Era uma época na qual Bolsonaro falava em filtrar e regular a ‘Ancine’. O Crivella (ex-prefeito do Rio de Janeiro) cancelou HQs de dois personagens homens beijando na boca, os filhos do presidente comemoraram”.

Rebel Wilson e assédios revelados

No início de dezembro, a atriz australiana Rebel Wilson (A Escolha Perfeita) revelou ter sido vítima de assédio sexual por duas vezes em sua carreira, uma no início, aos 20 anos, quando um diretor tentou a embebedar e dormir com ela e outra a poucos anos quando rodava um filme em Los Angeles. Em entrevista a BBC, a atriz de 41 anos contou que foi chamada num trailer por um dos atores que contracenava e ao ficarem sozinhos, ele abaixou a calça, ficando nu e pediu que ela realizasse um ato sexual com ele, algo que negou antes de sair correndo.

 

COMENTÁRIOS dos leitores