Festival Somar une música e artes visuais no mês de abril

Foram selecionados artistas que estudam o próprio corpo e suas poéticas, levantando questões intrinsecamente inerentes ao ser humano e suas ações na sociedade

qui, 24/03/2022 - 12:42
Rodrigo Barradas/Maturizada A música Larissa Lisboa foi uma das selecionadas Rodrigo Barradas/Maturizada

Dentre as quase 100 propostas inscritas, o Festival Somar selecionou 16 artistas que terão seus trabalhos exibidos entre os dias 11 e 15 de abril, gratuitamente, no canal do evento no Youtube. Os selecionados são profissionais emergentes da Região Metropolitana do Recife que apresentaram em suas propostas produções autorais com foco em regionalidade e experimentos.

Foram escolhidos os músicos Jerimum de Olinda, Rimas Inc, Hugo Linns, Babi Jaques & Lasserre, Larissa Lisboa e Dom Santana. Estes artistas conduzirão musicalmente as experiências interdisciplinares que também envolvem, simultaneamente, a dança, o teatro, a poesia e as artes visuais. Seguido de outros, o critério básico para a curadoria do Festival Somar foi a identidade cultural pernambucana.

Para somar com a música, foram selecionados os artistas visuais Guto Barros e Assuba; o ator Lucas Bebiano e os dançarinos Rebeca Gondim, Ulinka Vitale, Klarissa Faye e Paulo Paz. Também foram escolhidos os poetas Ana das Neves, Luiz Amaik e Poeta Pato que recitarão suas poesias entre uma interação e outra. As gravações acontecerão nos dias 19 e 20 de março, no Instituto Federal de Pernambuco - Campus Olinda. O IFPE também divulgou recentemente o resultado da chamada interna, com 23 estudantes que  auxiliarão a equipe técnica e oficineiros do evento.

Assinam a curadoria do Festival Somar a sua própria idealizadora, a artista visual Priscila Nascimento, o técnico de som Duda Lopes e o coordenador do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFPE/Campus Olinda, Leandro Viana.

A seleção foi feita a partir de critérios como valorização de ritmos e instrumentos regionais, pluralidade, diversidade e versatilidade. Foram selecionados artistas que estudam o próprio corpo e suas poéticas, levantando questões intrinsecamente inerentes ao ser humano e suas ações na sociedade.

“Recebemos propostas num altíssimo nível de qualidade, o que dificultou bastante escolher apenas 15 artistas, mas que também nos fez entender que estamos no caminho certo,” conta Priscila Nascimento.

Oficinas de Artes

Além da programação de shows, o Festival Somar também oferece ao público seis oficinas artísticas online de: Introdução à Aquarela, Desenho, Expressão Corporal, Literatura Performática, Criação de poesia e Confecção de zine e Criação de Criptoarte. Do dia 28 de março até 04 de abril, o público pernambucano poderá se inscrever para participar de forma gratuita das oficinas ofertadas.

Mostra Digital

Ainda nascerá como fruto dessa grande Soma uma galeria virtual, onde serão expostas as peças criadas pelos artistas visuais durante das gravações e os registros fotográficos realizados por alunos e egressos do IFPE/Campus Olinda. As obras expostas na galeria Somar estarão à venda, possibilitando o giro econômico necessário para valorização e visibilidade dos artistas selecionados. O Festival Somar é um projeto incentivado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, através do edital de festivais da Lei Aldir Blanc PE de 2021.

Confira a programação completa:

Serviço:

Exibição do festival Somar - https://bit.ly/festivalsomar-youtube

Dúvidas e informações 

Instagram - @festivalsomar

Email - festivalsomar@gmail.com

COMENTÁRIOS dos leitores