Aldeias Infantis SOS promove feira literária gratuita

Evento terá participação de 210 crianças e adolescentes

ter, 26/04/2022 - 16:54
Divulgação Aldeias Infantis SOS promove feira literária com programação gratuita para todas as idades Divulgação

A Aldeias Infantis SOS promoverá uma feira literária com atividades gratuitas, no dia 30 de abril, das 9h às 18h, em formato on-line, no canal do YouTube do Projeto Fortalecer. O evento contará com lançamentos literários, oficinas, mediação de leituras e apresentações culturais, como música e teatro. A celebração especial é fruto da 3ª edição do Projeto Fortalecer, que este ano foi nomeada de 1ª Feira Literária Fortalecer: Território Cultura e Saberes, e contará com a participação de 210 crianças e adolescentes, de 6 e 16 anos, atendidos pela Aldeias Infantis SOS em Pernambuco.

Os trabalhos que serão apresentados na Feira são frutos das atividades desenvolvidas nas três cidades onde o Projeto Fortalecer é realizado: Recife, Paulista e Araçoiaba. São oficinas e ações de incentivo à leitura, que ajudam e estimulam o aprendizado e a criatividade, maneira lúdica e adaptada para cada faixa etária.

As famílias das crianças e adolescentes apoiados pelo projeto participaram de rodas de conversa sobre a importância do cuidado e fortalecimento dos vínculos afetivos, prevenindo a perda do cuidado parental. Os participantes do projeto também  receberam cestas básicas, vales refeições, kits de higiene e limpeza com álcool 70%, e máscaras de proteção.

Um dos beneficiados com essas ações foi o adolescente, Klebson de Moura Silva, de 13 anos. Morador de Paulista, no Grande Recife, começou a frequentar as atividades e oficinas do Fortalecer há um ano. O garoto revela que no início tinha muita dificuldade na leitura e de se relacionar em família e na escola. Hoje, tomou gosto pelo prazer de ler e faz parte do grupo de mediadores de leitura e do grupo de teatro do projeto.

"Percebemos uma mudança de autoestima, de relacionamento com os colegas e com a família. Além da leitura, que evoluiu muito, é visível o prazer dele em ler", comenta Ana Paula Nascimento, Coordenadora do Projeto Fortalecer.

Outro adolescente que teve a vida impactada pelo projeto foi José Felipe Souza, de 12 anos. Tímido e com muita dificuldade na leitura, ele achava impossível escrever um livro. Com a participação nas atividades e oficinas, passou a ser mais comunicativo e expressivo. Durante a iniciativa, ele confeccionou um livro utilizando a técnica de cartonagem, aprendida ao longo do Fortalecer.

Lançamento do livro

A 1ª Feira Literária Fortalecer marcará o lançamento oficial do livro Vai Passar! Relatos da Pandemia. Escrito por seis crianças, duas de cada território da Aldeias Infantis SOS em Pernambuco, o livro foi desenvolvido dentro do projeto Escritor para o Futuro, promovido pela NeoEdu, em parceria com a Organização. A obra traz o ponto de vista das crianças sobre a pandemia da Covid-19. Silas de Oliveira, de 13 anos, é um dos autores e foi o responsável pelo desenho que ilustra a capa da obra.

"A mãe de Silas nos informou que ele estava em uma fase complicada em casa, dando muito trabalho e sem querer fazer as atividades. Ele começou a fazer as oficinas sem muita vontade e chegou a dizer que não iria participar das oficinas de mediação, mas quando viu os amigos, se animou e fez o maior sucesso. Agora, tomou gosto pela mediação e se tornou um dos mais atuantes, tanto que participou do livro, escrevendo e desenhando a capa", resumiu Ana Paula. O livro já está disponível para leitura de forma virtual.

Serviço

1ª Feira Literária Fortalecer: Território, Cultura e Saberes

30 de abril | 9h às 18h

Local: Transmissão pelo Canal do YouTube – Fortalecer: Território, Cultura e Saberes

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores