Escritora de Guarulhos ganha prêmio de literatura
Na semana em que se comemora o Dia da Literatura Brasileira, escritora conquista dois destaques literários na cidade
O Dia da Literatura Brasileira é uma homenagem e incentivo à leitura no país, comemorado anualmente no dia 1 de maio. No Brasil, a porcentagem de escritoras mulheres ainda é pequena se comparada aos escritores homens. Por isso, cada conquista feminina importa. Como a da escritora e jornalista, Karla Maria, que ganhou o Prêmio Guarulhos de Literatura em primeiro lugar na categoria “Livro do Ano” e em segundo lugar como “Escritora do Ano”, com sua obra “O Peso do Jumbo”.
O livro apura histórias de dentro e fora dos presídios de São Paulo e Rio Grande do Sul, revela a humanidade e a falta dela no sistema que aprisiona sem expectativa de ressocialização e de combate ao crime. “Mulheres de chapinha no cabelo e havaianas nos pés dividem espaço com crianças e suas sacolas na fila na porta de um presídio masculino. Elas carregam alimentos, histórias e pecados alheios. É o peso do jumbo”, começa a sinopse do livro.
“Falamos de uma sociedade totalmente desigual (...) e hoje, em 2022 eu penso que, nossa, eu escreveria isso diferente, escreveria melhor (...) eu nunca vou alcançar a perfeição da pesquisa e do meu texto”, afirma a jornalista e escritora Karla Maria sobre o processo de escrever o livro.
Karla Maria participou da Feira Literária que ocorreu na Universidade Guarulhos, em 28 de abril, juntamente com outros escritores como Alex Francisco e Luciene Muller. No evento, houve a exposição dos livros de cada autor e uma palestra.
Por Camily Maciel