Relembre a vida e obra de Donna Summer, a diva do disco

Há dez anos morria a cantora, reconhecida por sua grande contribuição à música Disco

por ter, 17/05/2022 - 18:26
 Foto/Reprodução: Once Upon a Time - Capa do Álbum Foto/Reprodução: Once Upon a Time - Capa do Álbum

Donna Summer faleceu em 17 de maio de 2012, aos 63 anos. A causa de sua morte foram complicações do câncer que enfrentava no pulmão. Por sua inovação e irreverência em diversos gêneros, a cantora recebeu popularmente o título de Rainha da Disco Music.

Apesar de ser conhecida por este “rótulo”, Donna tinha consciência e habilidade para mudar de estilo musical, como comentou em entrevista: “Posso cantar faixas como ‘Love to Love You’, cantar baladas, óperas, comédias musicais, hinos de igreja. Além disso, posso escrever, atuar e pensar.”

O sucesso astronômico de Summer proporcionou números impressionantes nas rádios e nas vendas de discos. Só na década de 1970, Donna chegou ao topo da Club Songs da Billboard 11 vezes, renovando todos os padrões da “dance music”.

Para relembrar a vida e obra de Donna Summer, aqui estão cinco dos principais sucessos da carreira da artista:

I Feel Love

Saiu em 1977, no disco conceitual I Remember Yesterday. Seria ela dos anos 40, dialogando com Love's Unkind (década de 50), Back in Love Again (anos 60) e I Feel Love (o futuro).

 Last Dance

A canção de 1978 saiu como trilha sonora do filme Thank God It's Friday . Ela é de autoria de Paul Jabara, mas com coprodução e colaboração de Donna Summer, Giorgio Moroder e Bob Esty, com mixagem de Stephen Short, que também faz backing vocals na gravação original. A canção ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Canção Original, o Grammy de Melhor Performance Vocal Feminina de R&B.

Bad Girls (1979)

Foi lançada como o segundo single do álbum de mesmo nome, Bad Girls, em junho de 1979. Mostra Donna Summer como compositora, acompanhada pelo grupo Brooklyn Dreams. A produção é de seu grande empresário, Giorgio Moroder, e de Pete Belotte. Donna escreveu a letra depois de se sentir ofendida por um policial que entendeu que ela fosse uma prostituta

Could It Be Magic

Esta vem lá de trás, uma gravação sobre a composição de Adrienne Anderson e Barry Manilow. Surgiu no álbum de estreia de Barry Manilow, de 1973, e fez tanto sucesso que voltou em 1975 na voz de Donna Summer. 

 Breakaway

Aqui ela já estava em outra fase. Esta canção saiu no álbum Another Place and Time, de 1989. A música foi lançada em outubro como o quarto single do disco e chegou logo ao top 50 hit no Reino Unido. 

Por Matheus de Maio

COMENTÁRIOS dos leitores