Primeiro filme do Homem-Aranha completa 20 anos

Longa dirigido por Sam Raimi foi um sucesso comercial

por Vinícius Tomei qua, 18/05/2022 - 00:39
Divulgação/Sony Divulgação/Sony

Nesta terça-feira (17), o primeiro filme do Homem-Aranha completa 20 anos desde seu lançamento. O longa dirigido por Sam Raimi (mesmo diretor de Doutor Estranho No Multiverso da Loucura) foi um sucesso comercial e abriu portas para produções da Marvel e Sony. O LeiaJá selecionou cinco curiosidades sobre filme de 2002:

O filme popularizou o jovem Tobey Maguire para o estrelato. Maguire já revelou que não conhecia muito sobre o personagem, que nunca tinha lido nenhuma HQ do herói, mas o roteiro do filme lhe agradou. Porém, Tobey não foi a primeira opção para interpretar Peter Parker. 

Entre os atores cotados estavam: Leonardo DiCaprio, Ben Affleck (que mais à frente daria vida ao Demolidor da Sony), Heath Ledger, Colin Farrell, Chris Klein, Jay Rodan, entre outros.

O mundo foi impactado pelo atentado ocorrido em 11 de setembro. Como consequência, todas as produções de filmes, jogos, séries e afins, do início dos anos 2000, também tiveram impactos. Em Homem-Aranha não foi diferente, o primeiro trailer do filme mostrava o herói prendendo ladrões por uma teia entre as Torres Gêmeas, além de existirem cartazes do Aranha entre as torres.

Após o atentado, todos os cartazes e trailers foram removidos e substituídos. O filme também foi adiado, já que sua estreia era para novembro de 2001, mas com o ocorrido e com a Sony entendendo que precisava de mais tempo para concluir o longa, a data de lançamento ficou para maio de 2002.

O longa teve muito uso de CGI, porém, diversas cenas foram improvisadas para não usar tecnologia. O Duende Verde, vilão do filme, teve seu traje composto por 580 peças e levava meia hora para ser colocado, além disso, Willem Dafoe performou mais de 90% de suas acrobacias, algo que o ator fez questão de continuar na sua volta no filme "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" de 2021.

As teias lançadas pelo Homem-Aranha foram feitas com espuma e linha de pesca, materiais fortalecidos com o uso de CGI. Em algumas cenas, foi usada uma cola especial para prender os dedos de Tobey Maguire em objetos.

A cena do Dia de Ação de Graças, na qual Tia May coloca o peru de Natal na mesa, foi baseada na pintura "Liberdade de Viver sem Penúria", parte da série "Quatro Liberdades" (1943) de Norman Rockwell.

Antes do filme ser lançado, uma grande briga jurídica ocorreu em torno dos direitos para a adaptação cinematográfica do personagem Homem-Aranha, algo que adiou  em vários anos a realização do projeto. Entre os envolvidos na briga estavam a Century Fox, Sony, Marvel, MGM, Viacom entre outros. Após uma longa disputa, os direitos ficaram com a Marvel e a Sony.

Melhor Som

Melhores Efeitos Especiais

- Indicação

Melhores Efeitos Especiais

- Ganhou

Melhor Atriz - Kirsten Dunst

Melhor Beijo - Tobey Maguire e Kirsten Dunst

- Indicações

Melhor Filme

Melhor Ator - Tobey Maguire

Melhor Vilão - Willem Dafoe

COMENTÁRIOS dos leitores