Olinda suspende festejos juninos de 2022

Gestão do município afirmou estar "impossibilitada" de promover o evento em virtude do "estado de emergência"

por Paula Brasileiro qui, 02/06/2022 - 12:43

Nesta terça (02), a Prefeitura de Olinda emitiu uma nota oficial informando sobre os seus festejos juninos em 2022. Procurada pelo LeiaJá, a assessoria de comunicação do município informou que, em virtude do "estado de emergência", decretado desde o dia 28 de maio, a cidade está "impossibilitada" de realizar qualquer tipo de  evento. 

Olinda decretou "estado de emergência" no dia 28 de maio em virtude das fortes chuvas que provocaram deslizamentos e alagamentos, deixando vários desabrigados e mortos. Pouco depois, em 31 de maio, o Ministério Público de Pernambuco emitiu uma recomendação para que o prefeito da cidade, Professor Lupércio (Solidariedade), cancelasse o ciclo junino deste ano. 

Nesta quinta (02), procurada pelo LeiaJá, a assessoria de comunicação de Olinda afirmou que "o calendário cultural do município vai ser incrementado nos eventos previstos para o segundo semestre". A nota menciona, também, a Lei Estadual n° 16.442/2018, que veta a realização de festas nos municípios em estado de calamidade pública. Confira a nota na íntegra.

A Prefeitura de Olinda informa que, no momento, a prioridade do Governo Municipal é tratar das consequências das fortes chuvas, incluindo a concessão de um auxílio para as famílias cadastradas nos abrigos municipais entre 25 e 30 de maio. Além disso, a Prefeitura está focada na organização e planejamento para o restante do inverno. 

A cidade de Olinda decretou situação de emergência no último sábado, 28/05. De acordo com a Lei Estadual n° 16.442/2018, o município em situação de emergência fica impossibilitado de realizar festejos, de forma geral, enquanto durar a situação de emergência. O calendário cultural do município vai ser incrementado nos eventos previstos para o segundo semestre deste ano.

 

COMENTÁRIOS dos leitores