Conheça a história de vida e sucessos de Seu Jorge

O músico, ator, compositor e instrumentista completa 52 anos nesta quarta-feira (08). Conheça curiosidades e os principais sucessos de Seu Jorge

por qua, 08/06/2022 - 22:55
Foto/Reprodução: A Vida Marinha Com Steve Zissou Foto/Reprodução: A Vida Marinha Com Steve Zissou

Seu Jorge nasceu em 1970 no Rio de Janeiro e cresceu em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Saiu de casa aos 19 anos, morando na rua por um tempo, até seu talento musical ser descoberto pelo clarinetista Paulo Moura. Anos depois, Seu Jorge fez testes para performar um musical, a partir daí, sua vida mudou e tomou o rumo da arte.

O nome verdadeiro de Seu Jorge é Jorge Mário da Silva, o apelido foi cunhado por um amigo, o baterista Marcelo Yuka, desde então este passou a ser seu nome artístico. Seu Jorge é amplamente reconhecido como responsável pela popularização do gênero do samba-pop, tendo lançado discos aclamados pela crítica, tanto na banda Farofa Carioca quanto em sua carreira solo.

As influências musicais de Seu Jorge são extensas. Desde escolas de Samba até Stevie Wonder. O músico também já fez diversas colaborações com artistas famosos, incluindo Ana Carolina, Papatinho, Edi Rock e o americano Beck.

A carreira de Seu Jorge não se limitou à música. Em 2002, interpretou o personagem Mané Galinha no filme Cidade de Deus, sucesso de crítica que o projetou como ator. Depois, interpretou o papel de Pelé dos Santos, no filme A Vida Marinha Com Steve Zissou, filme dirigido por Wes Anderson, para o qual ele também fez grande parte da trilha sonora do longa.

Para a trilha sonora do longa, Seu Jorge gravou grandes clássicos de David Bowie traduzidos para português, como Starman, Rebel Rebel e Life on Mars. Por conta das interpretações das músicas, o artista foi reconhecido pelo próprio Bowie: “Se Seu Jorge não tivesse gravado minhas músicas em português, eu jamais teria ouvido este novo nível de beleza que ele imbuiu nelas”, comentou Bowie à época.

Por Matheus de Maio

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores