Primeiro show dos Rolling Stones completa 60 anos

Banda fez seu primeiro show no Marquee Jazz Club

ter, 12/07/2022 - 16:59
Patrick O'Neill/Flickr The Rolling Stones Patrick O'Neill/Flickr

Há 60 anos, em 1962, um grupo de jovens ingleses apaixonados pelo blues e pelo rock and roll fazia sua primeira apresentação em público, no Marquee Jazz Club, em Londres. O nome do grupo: The Rolling Stones. A banda nasceu do encontro de Keith Richard e Michael Jagger na primavera de 1960 em Richmond. No ano seguinte, se juntaram à banda Richard Taylor e Brian Jones.

A história e o estilo dos Rolling Stones tornaram-os uma das lendas da música pop e do rock. Há mais de cinco décadas, o mundo conhece seus grandes sucessos, hits e turnês. O grupo chegou a concorrer com os Beatles.

No verão de 62, Mick Jagger, Keith Richards, Lewis Brian, Hopkin Jones, Mick Avory e Dick Taylor fizeram sua primeira aparição em cena em Londres sob o nome de The Rolling Stones. Porém, o grupo só se tornaria conhecido quando, em 1963, Bill Wyman tomou o lugar de Taylor no baixo e Charlie Watts tornou-se baterista do grupo.

As principais inspirações do grupo eram os blues de Muddy Waters ou de Eddy Cochran, usando estas influências para criar as bases do novo rock ’n’ roll. Para definir uma diferença dos Beatles, com sua aparência de bons-moços, os Stones criaram para si a imagem do “outcast”, dos “badboys”.

Após um primeiro disco 45 rotações escrito por Chuck Berry, intitulado Come on, o grupo lança o álbum The Rolling Stones em 1964. A partir de 1965, a canção "Satisfaction" tornou-se um grande sucesso. A carreira da banda toma ímpeto e os álbuns se encadeiam ano após ano. Em 1966 sai o álbum Aftermath, inteiramente composto pelo duo Jagger-Richards, e no qual figura a célebre "Paint it Black". No ano seguinte é o álbum Between the Buttons com "Let's Spend the Night Together" e "Ruby Tuesday".

Por Matheus Maio

COMENTÁRIOS dos leitores