Mostra de artes visuais em Belém será retomada no dia 8

Exposição Contemporâneos Modernos vol.1 estará aberta ao público de 14 às 18 horas, de segunda a sexta, no Museu de Arte da UNAMA - Universidade da Amazônia

qui, 04/08/2022 - 16:54
UNAMA/PPGCLC Exposição está de volta, na UNAMA Alcindo Cacela UNAMA/PPGCLC

A mostra Contemporâneos Modernos vol.1 reabre na próxima segunda-feira, dia 8, com visitação regular de 14 às 18 horas, de segunda a sexta, na Galeria Graça Landeira, do Museu de Arte da UNAMA - Universidade da Amazônia, em Belém. Durante todo o mês de agosto, sempre às quintas-feiras, até 9 de setembro, a mostra segue com sua programação de Rodas de Conversa sob a coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisa Arte, Imagem e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC).

Para abrir o semestre, a Roda de Conversa vai receber os artistas Walda Marques e Simões, que falam com o público sobre os seus processos criativos e sobre as obras que estão na mostra. Haverá, ainda, mais cinco encontros, com abordagens sobre os processos criativos dos artistas, acervos das instituições e temáticas sobre as diferenças entre o moderno e contemporâneo em diversas áreas da criação.

Este terceiro encontro, intitulado “Poéticas e Trajetórias”, promove o diálogo entre os dois artistas que são atuantes na produção visual do Estado, em especial na fotografia, no caso de Walda Marques, e na pintura, técnica que marca a trajetória de Toscano Simões. A conversa em formato de entrevista será conduzida pelos professores e pesquisadores Vera Pimentel e Jorge Eiró (Grupo Arte, Imagem e Cultura) e tratará da história e do percurso dos artistas convidados e da importância dos acervos da UFPA e UNAMA para a carreira e valorização da produção do artista paraense.

A conversa vai ocorrer dia 11 de junho, às 19 horas no espaço da galeria, aberta ao público e fomentando o debate e a pesquisa em torno da mostra, acervos e processos criativos, objetivos principais da pesquisa coordenada pelo grupo do PPGCLC. A equipe curatorial da mostra, formada por Susanne Pinheiro, Mariano Klautau Filho, Carolina Venturini, Luiz Fernando Veiga e Yasmin Gomes, participará também dos encontros, além dos professores mediadores. 

Serviço

Reabertura para visitação pública - Mostra Contemporâneos Modernos vol.1.

Dia 08.08 – Sempre de segunda a sexta, de 14h às 18h.

Museu de Arte da UNAMA - Galeria Graça Landeira, na avenida Alcindo Cacela, em Belém.

Rodas de Conversa – Programação completa

Dia 11.08 – 19h

“Poéticas e trajetórias” com Walda Marques e Simões

Mediação: Vera Pimentel e Jorge Eiró

Dia 18.08 – 19h

“Fronteiras do Moderno e Contemporâneo: Moda e Arquitetura”

Com Susanne Pinheiro e Ingrid Mendes

Mediação: Jorge Eiró

Dia 25.08 – 19h

“Fronteiras do Moderno e Contemporâneo: cinema e poesia”

Com Alex Damasceno e Marcílio Caldas

Mediação: Mariano Klautau Filho

SETEMBRO

Dia 01.09 – 19h

“Poéticas e trajetórias” com Nina Matos e Jair Junior

Mediação:  Mariano Klautau Filho e Susanne Pinheiro

Dia 09.09 – 19h

“Poéticas e trajetórias” com NailanaThiely e Duda Santana

Mediação:  Luiz Fernando Veiga e Yasmin Gomes

Da Redação do LeiaJá.

COMENTÁRIOS dos leitores