Honda: descubra a história por trás da marca japonesa

A história de determinação do fundador serve de inspiração tanto para os fãs da marca quanto para empreendedores

por Camily Maciel sex, 05/08/2022 - 15:25
Pxhere/Ramon Costa Pxhere/Ramon Costa

A morte do engenheiro Soichiro Honda hoje completa 21 anos. Conhecido por criar a marca mundialmente famosa que coincide com seu sobroneme.Ele nasceu no Japão, filho de um ferreiro e, desde cedo, ficava observando os motores. Não se interessava pelas teorias dos livros, ele se encantava com a prática. Aos oito anos de idade, já havia construído uma bicicleta e aos 13 já tinha uma série de pequenas “invenções”.  

Aos 25 anos, sua oficina já tinha crescido e se tornado lucrativa. Construiu um barco de corrida, e um carro potente, com motor de avião American Curtiss Wright. Com 30 anos, decidiu fabricar peças ao invés de consertá-las e começou a fabricar anéis para pistões. Apesar da estrutura com 50 funcionários e sede própria, Honda passou por um período difícil. Depois de pesquisas, descobriu o que faltava na liga dos anéis, o silício. Em 1937, a “Tokai Seiki Heavy Industries” começou a fabricar anéis de qualidade. Honda decidiu estudar os metais e entrou no Instituto de Tecnologia de Hamamatsu. A rendição do Japão durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) se deu quando Honda lutava para reconstruir suas máquinas e instalações. A Honda vendeu sua fábrica para a Toyota, que era cliente de seus anéis. Um dos problemas do Japão pós-guerra era o transporte.  

Com o racionamento de combustível e trens lotados, Honda pensou nas motocicletas. Comprou um lote de motores usados para geradores. Estava vendendo seus ciclomotores. O primeiro lote de 500 motores foi vendido e Honda começou a projetar seu próprio motor. O sucesso foi grande, já que em 1948, foi fundada a Honda Motor Company. O primeiro ciclomotor Honda era chamado de A. Este ciclomotor era conhecido como “Chaminé” pois a mistura de combustível era rica devido ao racionamento de gasolina e fazia muita fumaça.

Em 1949, nasceu a primeira motocicleta Honda, que seria chamada de “Dream”. Depois, a Honda participou de competições de motos e carros. Fabricou carros, motos, geradores, motores de pipa, e outros produtos. Soichiro Honda não apenas fundou a empresa de motocicletas, mas popularizou o motociclismo e introduziu um alto nível de tecnologia em veículos de duas rodas.  

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores