Léo Lins é condenado a pagar R$ 44 mil em processo
A indenização será para a mãe de uma criança autista a quem ele enviou ofensas por mensagens diretas no Instagram
Léo Lins anda dando o que falar sempre que sobe em algum palco para fazer os seus quadros de comédia e, recentemente, o Tribunal de Justiça de São Paulo decretou que o comediante vai ter que indenizar em 44 mil reais a mãe de uma criança autista a quem ele enviou ofensas por mensagens diretas no Instagram.
As ofensas aconteceram em meados de 2020 e vendo o problema tomar grande proporção, na época Léo Lins e Aline Mineiro resolveram postar um vídeo pedindo desculpas pela piada completamente sem sentido que acabaram enviando para a mãe da criança.
- Às pessoas que vieram educadamente, aos familiares de autistas, aos autistas, desculpa. Às pessoas que vieram com agressividade, os torturadores digitais, às pessoas que exigiram um pedido de desculpas para o seu ego, eu sugiro terapia, disse o humorista na época.
A decisão tomada pela juíza Marcella Filus Coelhos foi de condena-los por danos morais, e no processo que o G1 teve acesso dizia:
"A mensagem enviada por Aline já era agressiva e atingiu quem defende uma causa (e não provocou qualquer reação por parte do réu). Instado, então, pela autora a pedir a retratação da namorada, ao invés de refletir sobre o tema, reconhecer o erro e demonstrar que pode se sensibilizar por quem enfrenta dificuldade, o demandado se valeu de agressão verbal. Deve ser levado em conta que o réu, após ser criticado, ao invés de responder no mesmo tom, se valendo de argumentos científicos (ou mesmo culturais), optou por demonstrar que, ao ser contrariado, atua sem a razão e foge do debate, descambando para a violência e para a falta de limites. Com o seu comportamento, incentiva outras pessoas a agirem da mesma forma, ou seja, sem pensar, estimulando o desrespeito ao próximo."
Após a nova repercussão do assunto, Aline Mineiro postou na manhã da última quinta-feira, dia 18, uma foto de Léo Lins sentado no sofá de sua casa, tomando café da manhã e com um monte de papeis no colo. Na publicação postada nos Stories, ela ainda escreveu:
"Café com processos. Uma pausa para decidir qual processo ele vai pagar primeiro!"