Relembre três livros de Xico Sá

Cronista cearense faz 60 anos nesta quinta (6)

por Maria Eduarda Veloso qui, 06/10/2022 - 18:14
Instagram/@xicosa Instagram/@xicosa

Nascido no Ceará, o jornalista, escritor e comentarista Francisco Reginaldo de Sá Menezes, ou mais conhecido como Xico Sá, completa 60 anos nesta qunta (6). Ele já participou de vários programas como apresentador como Saia Justa (GNT), Amor & Sexo (TV Globo) e Papo de Segunda (GNT), além de ganhar importantes prêmios do Jornalismo, como o Esso, Folha, Abril e Comunique-se. O Leia Já separou três livros do autor, confira:

A falta: Memórias de um goleiro (2022) - O livro narra um jogo de futebol de acordo com a perspectiva do goleiro, misturado com fragmentos de memória e inquietações do personagem central do time. O romance também traz um conjunto de referências históricas e futebolísticas com as quais Xico Sá trabalhou como jornalista esportivo. Além disso, também trata de temas como: pressão sobre atleta, aproximação da aposentadoria, paternidade, relacionamentos e frustrações acumulados ao longo da vida e o amor.

Big Jato (2012) - No início da década de 1970, um garoto acompanha seu pai em um caminhão apelidado de Big Jato e destinado a esvaziar as fossas das casas sem encanamento do município de Crato. No livro, o cronista retrata sua juventude passada no Cariri, onde obteve os primeiros encontros com o amor e o rock, além das paisagens e as pessoas que ele encontrou, como também as mudanças nas relações familiares. É considerado um mosaico de descobertas do garoto sobre as dificuldades que ele enfrenta na entrada da vida adulta.

A Pátria em Sandálias da Humildade (2017) - Os textos de futebol do jornalista são reunidos em uma obra. O livro também traz um capítulo inédito dedicado ao grande amigo do autor, o jogador Sócrates (1954-2011).

Palavras-chave: Xico Sá, Livros, Literatura brasileira, Listas, Cultura

Relembre três livros de Xico Sá

Cronista cearense faz 60 anos nesta quinta (6)

Nascido no Ceará, o jornalista, escritor e comentarista Francisco Reginaldo de Sá Menezes, ou mais conhecido como Xico Sá, completa 60 anos (hoje). Ele já ganhou importantes prêmios do Jornalismo, como Esso, Folha, Abril e Comunique-se. O Leia Já separou três livros do autor, confira:

A falta: Memórias de um goleiro (2022) - O livro narra um jogo de futebol de acordo com a perspectiva do goleiro, misturado com fragmentos de memória e inquietações do personagem central do time. O romance também traz um conjunto de referências históricas e futebolísticas com as quais Xico Sá trabalhou como jornalista esportivo. Além disso, também trata de temas como: pressão sobre atleta, aproximação da aposentadoria, paternidade, relacionamentos e frustrações acumulados ao longo da vida, e o amor.

Big Jato (2012) - No início da década de 1970, um garoto acompanha seu pai num caminhão apelidado de Big Jato e destinado a esvaziar as fossas das casas sem encanamento do município de Crato. No livro, o cronista retrata sua juventude passada no Cariri, onde obteve os primeiros encontros com o amor e o rock. Além das paisagens e as pessoas que ele encontrou, como também as mudanças nas relações familiares. É considerado um mosaico de descobertas do garoto sobre as dificuldades que ele enfrenta na entrada na vida adulta.

A Pátria em Sandálias da Humildade (2017) - Os textos de futebol do jornalista são reunidos em uma obra. O livro também traz um capítulo inédito dedicado ao grande amigo do autor, o jogador Dr. Sócrates (1954-2011).

COMENTÁRIOS dos leitores