Mostra "Arquipélagos" apresenta produção de artes visuais

Museu de Arte da UNAMA - Universidade da Amazônia abre exposição, na Galeria Graça Landeira, em Belém, com obras dos artistas professores Armando Sobral, Bruno Carachesti, Jorge Eiró, Mariano Klautau Filho, Robson Macedo e Waléria Américo

qua, 12/10/2022 - 10:56

Será aberta nesta quinta-feira (13), às 19 horas, a mostra "Arquipélagos – Artistas Professores", na Galeria de Arte Graça Landeira, recentemente reformada e que agora se constitui como espaço expositivo do Museu de Arte da UNAMA - Universidade da Amazônia. A mostra faz parte do novo programa de exposições do museu e estimula a divulgação da produção docente como reflexão pedagógica e aprendizado curatorial.

Os artistas professores apresentarão fotografias, pinturas, gravuras, vídeo, fotoperformance, ilustração digital e experiências tipográficas digitais na forma de lambes. A realização da mostra é coordenada pela Graduação em Artes Visuais em parceria com Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura - PGCLC/UNAMA, propondo uma integração com os alunos de artes e os pesquisadores da pós-graduação.

"Arquipélagos – Artistas Professores" tem curadoria assinada pelo conselho curatorial do Museu como uma atividade compartilhada entre os professores e propõe atualizar para os alunos e para instituição a produção de seu corpo docente. A ideia em torno da palavra “arquipélagos” é enfatizar um conjuntos de poéticas e produções particulares, de linguagens e técnicas diversas que estão reunidas em um dado contexto, tal qual um aglomerado de ilhas.

A mostra também enfatiza a importância de servir como experiência para a produção dos alunos e para o desenvolvimento do trabalho de curadoria enquanto pesquisa artística, aspectos e temas desenvolvidos tanto na graduação quanto na pós- graduação, com disciplinas dedicadas especialmente aos processos curatoriais, caso de Artes Visuais, e grupos de pesquisa sobre acervos museológicos atuantes no PPGCLC.

O Museu de Arte da UNAMA - Universidade da Amazônia foi instituído pelo Grupo Ser Educacional em 2018. Sua origem está na antiga Casa da Memória do Núcleo Cultural da UNAMA, por sua vez instituída em 1998, criada como organismo museológico de guarda, preservação e conservação do acervo artístico desta instituição de ensino superior, cujas obras eram sistematicamente incorporadas pelas ações da Galeria de Arte Graça Landeira, constituindo um acervo com cerca de mil obras.

O museu encontra-se hoje sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da UNAMA e possui duas galerias sob sua jurisdição, a Galeria de Arte Graça Landeira, no campus Alcindo Cacela, e a Galeria Ananin, no Campus BR, mesmo local que abriga atualmente sua reserva técnica.

Serviço

Mostra "Arquipélagos – Artistas Professores". Museu de Arte da UNAMA – Galeria Graça Landeira. Av. Alcindo Cacela, 287. De 14 de outubro a 11 de novembro.

Abertura: 13 de junho, quinta-feira, às 19 horas. Visitação de segunda a sexta, de 14 às 18 horas.

Com informações do PPGCLC da UNAMA.

COMENTÁRIOS dos leitores