Sérgio Rezende é o grande homenageado do 26º Cine PE

Cineasta será agraciado com o troféu Calunga de Ouro

por Paulo Uchôa sex, 18/11/2022 - 15:26
Divulgação Sérgio Rezende Divulgação

De 9 a 14 de dezembro, no Cinema São Luiz, Centro do Recife, a 26ª edição do Cine PE promete encantar o público. Para esta temporada, a organização escolheu como grande homenageado o cineasta Sérgio Rezende. O diretor carioca será agraciado com o troféu Calunga de Ouro.

"Homenagear Sérgio e tê-lo conosco no Recife é uma honra. Sérgio é um diretor eclético, que já rodou o mundo com festivais e foi premiado desde muito cedo na sua carreira. É um cineasta de enorme relevância e que precisa ser reconhecido por isso, sobretudo neste momento, em que precisamos fortalecer cada vez mais nossa cultura e o cinema brasileiro", declarou Sandra Bertini, diretora do festival. 

Reunindo no currículo as cinebiografias Tenório Cavalcante, Mauá, Lamarca, Antônio Conselheiro, Zuzu Angel e Tancredo Neves, Sérgio terá um dos seus primeiros trabalhos na programação do evento.

O Cine PE exibirá na abertura do festival, 9 de dezembro, dia da homenagem a Sérgio Rezende, o documentário Leila, Para Sempre Diniz. O filme é co-dirigido por Mariza Leão. O projeto filmado em 1974 recupera trechos das películas mais importantes em que Leila Diniz trabalhou. A entrada para o Cine PE é gratuita. 

COMENTÁRIOS dos leitores