Veja filmes para compreender o conflito da Palestina

O cinema pode servir como ponto de partida para entender as tensões geradas pelos conflitos entre os palestinos e os israelenses

por Camily Maciel ter, 29/11/2022 - 23:14
Reprodução / YouTube - itaucinemas   Cena do filme "Belém: Zona de Conflito" (2013) Reprodução / YouTube - itaucinemas

A Questão Palestina é um termo utilizado para explicar a luta dos povos palestinos após a perda de seus territórios. A disputa envolve interesses territoriais, políticos, religiosos e históricos. Em 1948, foi criado o Estado de Israel. No entanto, a região de Jerusalém, é disputada por árabes e israelenses em um conflito que deixou milhares de mortos e milhões de refugiados. O cinema é um excelente ponto de partida para entender as tensões geradas pelos conflitos entre os palestinos e os israelenses. Confira a seguir, cinco filmes para compreender mais sobre o assunto:  

Belém: Zona de Conflito (2013) - O primeiro longa do diretor israelense Yuval Adler é ambientado na histórica cidade de Belém. Ele assina o roteiro com o jornalista Ali Wakad, experiente na cobertura dos conflitos no Oriente Médio. A trama acompanha os passos de um adolescente palestino, recrutado por um agente secreto israelense para atuar como informante. Ações terroristas estão presentes na narrativa que busca equilibrar diferentes pontos de vista. Disponível no YouTube e Google Play. 

Cinco Câmeras Quebradas (2011) - Indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2013, exibe um material registrado pelo agricultor palestino Emad Burnat (codiretor do filme com o israelense Guy Davidi) desde 2005, quando ele comprou uma câmera de vídeo para acompanhar o crescimento do filho na Cisjordânia. Suas gravações, no entanto, captaram os violentos confrontos da população local com militares israelenses, destacados para proteger um assentamento de colonos judeus. Disponível no YouTube.  

Munique (2005) - O filme, dirigido por Steven Spielberg, traz Eric Bana no papel de um agente da Mossad (serviço secreto israelense) que lidera uma equipe de assassinos buscando membros do grupo terrorista Setembro Negro. Em 1972, integrantes da célula terrorista haviam massacrado atletas israelenses que participavam das Olimpíadas em Munique. O filme é baseado em fatos. Disponível na Amazon Prime Video, HBO Max e Apple TV.  

Paradise Now (2005) - A produção palestina assinada por Hany Abu-Assad teve aclamada trajetória internacional. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme estrangeiro e concorreu ao Oscar da categoria. A causa palestina é abordada por um viés contundente: a lógica que move um homem-bomba. Dois amigos de infância alistam-se a um esquadrão suicida. Na iminência de um ataque terrorista em Tel-Aviv, eclodem entre eles conflitos familiares, morais e religiosos. Disponível na Amazon Prime Video. 

Valsa com Bashir (2008) - O filme foi o primeiro longa-metragem de animação a ser nomeado para um Oscar de Melhor Filme estrangeiro. Ele traz de maneira espetacular a triste história da Guerra do Líbano de 1982. A história é contada pelo olhar de um veterano de guerra, que por muito tempo tentou reprimir as memórias que tinha do conflito. Disponível no YouTube, Apple TV e Google Play.  

COMENTÁRIOS dos leitores