Em post polêmico, Nação Zumbi critica Prefeitura do Recife

Banda diz que foi 'tirada' do Marco Zero, mas nunca foi anunciada oficialmente

qui, 02/02/2023 - 15:05 Atualizado em: qui, 02/02/2023 - 18:34
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Nação Zumbi em show no Marco Zero no Carnaval de 2016 Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta quarta-feira (3), a Nação Zumbi polemizou nas redes sociais, ao criticar a Prefeitura do Recife. A banda acusa a gestão de ter ‘tirado’ o projeto ‘Manguefonia’ da programação do palco do Marco Zero, especificamente na segunda-feira de Carnaval. Só que nem a Nação Zumbi, ou o projeto Manguefonia, foram anunciados como atrações do palco do Marco Zero.

O LeiaJá esteve presente no lançamento da festa e a programação da data em questão trazia apenas Melim, Nando Reis e Emicida, além de alguns artistas de cultura popular e blocos líricos. O nome do conjunto foi citado apenas como uma das atrações dos polos descentralizados, porém ainda sem data e local confirmados.

No post da Nação Zumbi no Instagram, a própria banda afirma que a programação que constava seu nome foi enviada por um fã, o que levanta a suspeita que o grupo foi vítima de fakenews.

“Postei essa programação assim que recebi de um fã. Na segunda-feira de folia teríamos a Maguefonia, show onde a Nação Zumbi convida artistas contemporâneos para celebrar os 30 anos do movimento Mangue. Misteriosamente o nome da Manguefonia é retirado da grade desse dia. Descuido ou descaso?”, diz a publicação.

O texto segue criticando a Prefeitura: “São 30 anos de um grito cultural que alavancou o estado e uma cena que se fez ecoar no Brasil e além mar. Um Carnaval dito “Multicultural” a partir dessa cena, quando o poder público passou a reconhecer sua importância. E mais um ano isso se repete. O artista pernambucano fica à deriva, sem uma posição concreta da prefeitura do Recife. Participaremos? Onde? Quando? São algumas das muitas dúvidas que impedem a possibilidade de tocar em outros lugares (as equipes dos profissionais que trabalham por trás do palco para que o show aconteça sendo necessário um mínimo de programação e organização).

A banda ainda critica nomes de outros estados na programação: “Sempre priorizando artistas de fora todos os anos, deixando a cena local juntamente com as agremiações e manifestações culturais legítimas para a última hora. Quem faz a curadoria do Carnaval? Cadê o respeito por aqueles que fazem a cultura de Pernambuco tão forte e especial? Onde está o reconhecimento histórico e artístico? Trata-se de um apagão cultural? Todos querem respostas”.

Prefeitura se pronuncia

Em resposta, enviada ao LeiaJá, a Prefeitura do Recife afirmou que em "nenhuma comunicação oficial" divulgou atrações diferentes das apresentadas na Coletiva de Imprensa do Carnaval, salvo o anúncio de Caetano Veloso, que foi feito através das redes sociais do prefeito João Campos.

"Com relação à participação da Nação Zumbi no Carnaval 2023, a Prefeitura do Recife antecipa que a banda já havia sido convidada, ainda na semana passada, para participar da programação deste ano", diz ainda a nota.

COMENTÁRIOS dos leitores