Relembre a vida e obra de Bob Marley

Esta segunda-feira (06) marca os 78 anos do nascimento do cantor e ativista jamaicano

seg, 06/02/2023 - 16:55
Foto/Reprodução: Getty Images Foto/Reprodução: Getty Images

Bob Marley foi um famoso cantor jamaicano, reconhecido como uma lenda do reggae. Ele começou sua carreira musical com Peter Tosh e Bunny Wailer, formando uma banda chamada The Wailers. Embora tenha tido algum sucesso na Jamaica, a banda acabou e cada membro decidiu prosseguir solo. Foi então que Bob alcançou o auge de sua carreira, gravando sucessos como Exodus. Infelizmente, ele morreu prematuramente devido a um câncer, em 1981.

Bob e Bunny eram apaixonados por ska e R&B, e juntos com Peter formaram a banda The Wailers, que consolidou esse nome a partir de 1964. Joe Higgs ajudou na formação vocal de Bob. A partir de 1962, a banda começou a ganhar destaque e lançou seu primeiro single, "Judge not". Em 1964, eles alcançaram o sucesso com "Simmer Down", que alcançou o topo das paradas na Jamaica. Entretanto, em 1966 alguns membros da banda saíram, deixando o trio original de Bob, Bunny e Peter.

Bob mudou-se para os EUA entre 1966 e 1968 e trabalhou em empresas na região de Wilmington. Ele também casou-se com Rita Anderson antes da mudança. Em 1977, ele descobriu ter câncer em um dedo do pé, mas se recusou a amputá-lo por questões religiosas. Em 1980, o câncer se espalhou para outras partes de seu corpo e interrompeu sua carreira no auge. Apesar de tentar tratamentos alternativos, ele acabou falecendo em 1981, aos 36 anos, em um hospital em Miami. Seu corpo foi enterrado em Nine Mile e milhares de pessoas compareceram ao seu funeral.

ATIVISTA

Bob Marley foi um grande defensor dos movimentos Rastafári e Pan-Africano, e sua música refletia essas crenças. Ele defendia a igualdade e liberdade para todas as pessoas e suas canções traziam mensagens de resistência e luta contra opressão e injustiças sociais.

 Marley sempre pregou a importância de cultivar a paz interior e o amor pelo próximo, e sua música é uma verdadeira manifestação desses valores. Até hoje, suas músicas continuam a inspirar pessoas em todo o mundo, e ele é lembrado como um dos mais importantes e influentes músicos da história.

COMENTÁRIOS dos leitores