Saudando a cultura, grupos de Maracatu desfilam no Recife

Agremiações de Maracatu de Baque Solto foram destaque nesta segunda

por Mariana Ramos seg, 20/02/2023 - 15:12
LeiaJá Imagens/Mariana Ramos Desfile das agremiações de Maracatu de Baque Solto ou Rural LeiaJá Imagens/Mariana Ramos

Com cores e energia, o desfile de agremiações reuniu cultura e diversão no polo Avenida do Forte, no Recife, nesta segunda-feira (20). Os grupos de acesso de Maracatu de Baque Solto (MBS) garantiram a festa, desde às 9 horas da manhã, e devem passar das 2 horas da madrugada.

Uma das atrações foi o MBS Leão da Serra de Carpina, agremiação que existe desde 1981, segundo Imerson Marques, membro do grupo há 3 anos. Imerson conta que participar no Maracatu de Baque Solto vem de família.

“A animação, a amizade, a folia, isso eu conheci através da minha mãe. Minha mãe brincava, eu peguei desde pequeno e comecei a brincar também. É uma energia muito boa, três dias de carnaval é muito pouco”, conta o folião.

 

Imerson Marques e o estandarte do MBS Leão da Serra de Carpina.

Clébio Marques é jurado do concurso das agremiações carnavalescas do Recife há quase 20 anos e defende a importância de reviver a cultura Pernambucana após a pandemia.

“Após dois anos de pandemia, estar revivendo o Carnaval e estar revivendo as agremiações é um marco na nossa história. Isso é muito importante porque a maior parte delas são de comunidades, não só de cidades do interior como também aqui da capital, e querem apresentar seu trabalho que desenvolvem o ano todo”, disse.

São mais de 20 agremiações por dia e oito horas de competições, em apenas um dia de desfile. Os vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugar de cada modalidade receberão, além dos troféus, prêmio em dinheiro.

COMENTÁRIOS dos leitores