Teatro de Santa Isabel recebe a Orquestra do Recife
Maestros Lanfranco Marcelletti Jr. e José Renato Accioly irão reger os concertos
A partir da próxima semana, o Recife volta a celebrar suas vocações e emoções sinfônicas, com o início da temporada 2023 da Orquestra Sinfônica do Recife. Neste inaugural mês de abril, serão duas apresentações gratuitas, ambas no Teatro de Santa Isabel, nos próximos dias 12 e 19, sempre às 20h. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h.
O concerto do dia 12 terá regência de Lanfranco Marcelletti Jr. O programa contará com duas composições: Sinfonietta nº 2, do pernambucano Dadá Malheiros e a Sinfonia nº 6, em si menor, da Op. 74, conhecida como A Patética, de Tchaikovsky. "Composta entre fevereiro e agosto de 1893, essa foi a última obra publicada com o compositor russo ainda em vida. Foi também a última obra que teve sua estreia dirigida por ele, em São Petersburgo, no dia 28 de outubro de 1893, poucos dias antes da sua morte", conta o regente titular da Orquestra Sinfônica.
No dia 19, o concerto será promovido, em parceria com o Consulado Geral da Alemanha Recife, para celebrar a Semana da Língua Alemã, comemorada em várias partes do país. Com a regência do maestro José Renato Accioly, a apresentação contará com a partição do violinista alemão Oscar Bohórquez, que também compartilhará acordes e dicas com alunos de instituições de ensino musical da cidade, numa masterclass organizada pelo Consulado, no próximo dia 20.
A apresentação, dedicada a Beethoven, contará com duas peças. A primeira será a Sinfonia nº 1 Op. 21, em seus quatro movimentos: Adagio molto - Allegro con brio; Andante cantabile con moto; Menuetto - Allegro molto e vivace; e Finale - Adagio, Allegro molto e vivace. A Orquestra Sinfônica executará ainda, com o solista alemão Oscar Bohórquez, o Concerto para Violino e Orquestra, em ré maior Op. 61, de 1806, que conta com três movimentos: Allegro ma non troppo; Larghetto; e Rondo Allegro.
Os concertos da Orquestra Sinfônica do Recife, promovidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, são oferecidos todos os meses, com acesso gratuito e facultado a todos os públicos da cidade.
Da assessoria