Terror do ano, Fale Comigo já é um novo clássico do gênero

Filme da A24 estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira

por Geraldo de Fraga qui, 17/08/2023 - 08:00
A24 Fale Comigo estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira A24

O termo 'terror adolescente' serve para designar um subgênero de filmes de horror, mas também virou um termo depreciativo para falar daquelas obras bobas, cheias de jovens que morrem aos montes, por causa de decisões estúpidas. Há, no entanto, bons exemplos de longas focados em protagonistas mais novos, como Corrente do Mal (2014) e February (2015).

Com o selo de qualidade da A24, Fale Comigo (Talk to Me), que estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (17), chega elevando o nível e já se colocando como um clássico moderno. Escrito e dirigido pelos irmãos Danny e Michael Philippou, que ganharam notoriedade com os vídeos do canal de YouTube RackaRacka, o filme dá um up grade nas histórias de exorcismo e oxigena o estilo.

Em Fale Comigo, um grupo de jovens australianos tem em seu poder uma misteriosa mão embalsamada que invoca espíritos quando alguém a segura. Em posse desse objeto macabro, o passatempo da galera é chamar por essas almas penadas, ser possuído por elas, filmar com o celular e postar na internet.

Quem resolve 'se chegar' nesse povo é a jovem Mia (Sophie Wilde), que está passando por vários problemas e quer se enturmar. Sua mãe morreu recentemente, ela não fala com o pai e vive momentaneamente na casa de uma família amiga. Se tinha alguém que não deveria se meter com ocultismo era ela, mas ela se mete mesmo assim.

Embed:

E como é um filme de terror, uma hora a brincadeira daria errado e a mãozinha iria liberar uma coisa não muito agradável. Mas Fale Comigo não é apenas sobre jovens metidos em encrencas infernais, a trama traz todo um subtexto sobre abuso de drogas, luto, traumas psicológicos e sociais e debate como essa geração se expõe demais (e expõe ou outros) nas redes sociais. 

Fale Comigo, no entanto, não é 'cabeça'. Em momento algum, os diretores se esquecem que estão nos contando uma história de maus espíritos. Tem tudo que tem que ter: susto, sangue, grito, coisas se movendo no escuro, cenas que fazem qualquer um se contorcer na cadeira do cinema. Segura na mão do capeta e vai, que o filme é ótimo.

COMENTÁRIOS dos leitores