17ª Primavera de Museus chega ao Instituto Brennand

Programação começa nesta quarta (20)

qua, 20/09/2023 - 10:23
Divulgação Divulgação

O Instituto Ricardo Brennand, um dos museus mais visitados do nosso estado, também integra a programação da 17ª Primavera de Museus com uma agenda aberta ao público, entre os dias 20 e 23 de setembro, com ações sempre a partir das 15h. Para a edição deste ano, o tema definido pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, foi "Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas", mobilizando os museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país a pensar e refletir sobre temas específicos.

Assim sendo, a partir desta quarta (20), o centro cultural da Várzea vai movimentar uma programação especial paralela às suas exposições e mostras permanentes e temporárias:

Quarta-feira (20/09) - Peça a Peça: Pessoas Indígenas - a partir das 15h

A iniciativa gira em torno de uma obra do acervo do museu que é posta em discussão, seja através da poesia, música, teatro, etc. A obra escolhida foi a "Caneca de Coco e Prata" (objeto datado de 1650, exposto atualmente entre outros objetos do Brasil Holandês, na Pinacoteca). Além disso, também haverá palestra sobre Memórias Indígenas, com Luara Seridó-Tarairiú, da etnia seridó karaxuwanassu, graduada em Pedagogia pela UFPE e integrante da ASSICUKA - Associação de Indígenas em Contexto Urbano, e Pocket Show com Siba Puri, cantora, compositora e percussionista. (vagas limitadas)

Quinta-feira (21/09) - CiME (Cinema, Museus e Educação) - a partir das 15h

Contará com exibições cinematográficas, com foco nas Pessoas Quilombolas, tendo em pauta Iansã: O que o vento nos trouxe.  A obra é uma realização do Quilombo do Catucá, visando resgatar a trajetória do Alto do Viana, Camaragibe – PE, lugar onde nasceu o legado de Mãe Flávia de Iansã.  (vagas limitadas)

Sexta-feira (22/09) - Peça a Peça: com temática em torno das Pessoas LGBT+  - a partir das 15h

A obra que será analisada na ocasião será a escultura em cera de Luís XIV, assinada pelo secular Daniel Druet, que movimentará o debate “Que roupa te representa? " A construção social do vestuário”, com Viq Ayres, artista visual e produtor. A programação também incluirá Pocket Show com Amun Há, cantora e compositora.  (vagas limitadas)

Sábado (23/09) - Encontro -  a partir das 15h

A programação será dedicada a um amplo encontro com os colaboradores, estudantes, educadores e profissionais do museu da Várzea para compartilhamento de experiências e melhores práticas.  

Serviço:

17ª Primavera de Museus -  Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas

Onde: Instituto Ricardo Brennand, na Alameda Antônio Brennand, s/n, Várzea

Data: De 20 a 23 de Setembro de 2023

Horário: Das 13h às 17hs - De terça-feira a domingo

Bilheteria: Inteira: R$ 50,00 | Meia*: R$ 25,00 * mediante documentação comprobatória. *Pessoas com deficiência, estudantes, professores e idosos acima de 60 anos

*Via assessoria de imprensa.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores