Instituto Tomie Ohtake ganha exposição sobre a Amazônia
Mostra traz imagens de comunidades indígenas
Nesta terça-feira (24), começou a mostra do fotógrafo japonês Hiromi Nagakura “Até a Amazônia”, com curadoria do escritor e líder indigena Ailton Krenak (Ideias para adiar o fim do mundo), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP). A exibição ficará em cartaz até fevereiro do ano que vem; de terça a domingo, das 11h às 19h.
A exposição traz os registros da viagem de Nagakura e Krenak ao território amazônico, entre 1993 a 1998, na companhia da produtora e intérprete Eliza Otsuka. Com visitas a aldeias e comunidades, por exemplo: Ashaninka, Xavante, Krikati, Gavião, Yawanawá, Huni Kuin e ribeirinhas no Rio Juruá e região do lavrado em Roraima; nos estados do Acre, Mato Grosso, Maranhão, São Paulo e Amazonas. A curadoria adjunta é de Otsuka, Priscyla Gomes e Angela Pappiani.
No dia 27 de outubro, haverá o lançamento da versão brasileira do livro “Um rio, um pássaro”, no instituto, das 18h às 20h, com sessões de autógrafos. A obra foi feita em conjunto pela dupla.
“Nagakura-san é um samurai. Sua espada é uma câmera que ele maneja com a segurança de quem já passou por campos de refugiados e esteve no centro das praças de guerra, por lugares como África do Sul, Palestina, El Salvador e Afeganistão. Depois desse mergulho no inferno global, quando sentiu de perto a loucura dos seres humanos, o samurai da câmera descobriu a floresta amazônica e seus povos nativos”, descreve Krenak.
Os dois já trabalharam anteriormente em livros, exposições e documentários para a NHK, no Japão. Eles se conheceram na sede da Aliança dos Povos da Floresta, localizada no bairro do Butantã, em São Paulo.
Serviço - Até a Amazônia com Ailton Krenak
Data: 24 de outubro de 2023 a 4 de fevereiro de 2024
Horário: Terça a domingo, das 11h às 19h
Local: Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Rua Coropé, número 88 - Pinheiros, São Paulo/SP
Entrada gratuita