Pernambucana brilha na Ásia
Tamyres Domingos se prepara para a conquista de novos títulos
Com apenas 16 anos, Tamyres Alves Domingos já pode ser considerada uma super campeã. Desde os oito anos pratica natação, e há três anos iniciou também o treinamento para competir também no Triathlon. Tempo suficiente para ela colecionar títulos que são quase incontáveis. Em um levantamento rápido feito pelo técnico da atleta, Rolnan Gueiros, foi possível visualizar cerca de 80 títulos, entre eles o Pan Americano de 2011 – realizado em Vila Velha/ES -, um bicampeonato brasileiro de triathlon e outro no aquatlon, além de várias outras conquistas estaduais, no Norte-Nordeste e internacionais, tanto nas modalidades citadas como em natação e no ciclismo.
Tantas vitórias que o técnico da triatleta não economiza elogios para a comandada. “Nós já treinamos a seis anos juntos. Nós sempre buscamos melhoras em cima das nossas adversidades e superar as nossas dificuldades. Por todos os títulos e pelas modalidades que ela disputa, Ela já é aquilo que consideramos ser uma ‘multiatleta’”, afirmou Rolnan. Além dessas conquistas, Tamyres ainda é recordista Norte-Nordeste nos 800 metros livres de natação, com a marca de 9min 39seg e 44cen.
A jovem, moradora do bairro da Imbiribeira, e aluna do BJ Colégio & Curso (que custeou a hospedagem da dupla durante toda a competição na china), treina em média cinco horas por dia, em horários que podem variar desde às 4h ou às 22h. Tamyres conseguiu a vaga após ganhar o campeonato brasileiro da modalidade. No mundial, Ela conquistou a medalha de bronze depois de enfrentar uma sequência de 2,5km de corrida, seguida de mais 1000 metros de natação e outros 2,5 km de mais corrida, chegando, assim, ao terceiro lugar no pódio internacional.
Ao responder a pergunta clássica sobre a culinária chinesa, Tamyres mostra que não curtiu muito o “exotismo” dos pratos orientais. “Eu não gostei muito não. Eu comi até fast Food e mesmo assim não achei gostoso. Lá a gente não vê um cachorro na rua porque está tudo nas panelas”, afirmou, brincando. Ainda sobre o país asiático, o treinador explicou alguns motivos para China ter se tornado essa forte potência esportiva. “Tudo lá é grandioso. Eles investem muito na educação e no incentivo ao esporte e isso ajudou aos chineses se tornarem a maior referência esportiva. Nós competimos na mesma estrutura da última olimpíada e é tudo muito bem organizado”, afirmou.
Mesmo com tanto esforço e vitórias, Tamyres não esquece de seguir estudando e se aperfeiçoando. “Eu pretendo sempre continuar melhorando e competindo. Quero também concluir os meus estudos e fazer faculdade”, comentou. Para o futuro, o comandante prevê vôos maiores. “Essa medalha foi muito importante, mas ainda é pouco para o potencial dela e para o que nós treinamos. Sei que ela vai brilhar muito mais. Vamos em busca das olimpíadas de 2016”, ressaltou.
Atualmente, Tamyres Domingos - que é tida como grande exemplo para os outros jovens que treinam junto com ela - se prepara para terceira etapa do brasileiro de sprint triathlon, que será realizado em Salvador, Capital Baiana, em novembro, e para os Jogos Escolares Brasileiro, que acontecerá em Curitiba-PR, no mês de dezembro, onde representará Pernambuco em três provas de ciclismo: Contra-relógio, resistência e circuito.