Copa do Mundo em ritmo de forró
Maior competição de futebol do planeta “x” grande festa popular: preocupação em pauta
Pode até parecer besteira para alguns, mas o comitê organizador da Copa do Mundo de Pernambuco tem uma preocupação com duas das grandes paixões do povo brasileiro: futebol e forró. Isso mesmo. A maior competição do planeta ocorre no mesmo período que uma das mais tradicionais festas populares no Nordeste. O bom e velho São João.
A festa junina ocorre exatamente no dia 24 de junho. Porém, as festividades acontecem o mês todo pelo território pernambucano. Justamente nesse período serão realizadas a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. E qual seria a grande preocupação, já que são dois grandes eventos que geram turismo e, consequentemente, lucros e desenvolvido? O grande “problema” gira em torno da segurança.
“A FIFA não tem conhecimento da dimensão do que é o São João em Pernambuco. Explicamos que só se compara ao Carnaval e, por isso, tradicionalmente é cedido um grande contingente policial para a segurança do evento. Teremos um imenso trabalho pela frente para garantir as exigências”, explicou o secretário estadual da Copa, Ricardo Leitão.
Apesar das dificuldades, Ricardo Leitão garantiu que as necessidades já estão sendo debatidas para que seja encontrada uma solução o mais rápido possível. “A certeza é que a Polícia Militar e a Guarda Municipal não dará conta dos dois eventos ao mesmo tempo. Vamos solicitar ajuda da Polícia Federal, do Exército e da Força Nacional, pois teremos convidados Vips, jogadores que valem milhões de euros e assim por diante”, contou o secretário, se referindo a segurança externa, já que a FIFA é a responsável pela área interna dos estádios.