Um brinde ao Campeonato Pernambucano 2012

Cerimônia de lançamento oficial da competição atraiu entidades, autoridades públicas, jornalistas e dirigentes de clubes pernambucanos

por Thiago Graf sex, 13/01/2012 - 02:58
Aldo Souto/LeiaJá Imagens Campeonato Pernambucano foi lançado com festa e casa cheia Aldo Souto/LeiaJá Imagens

O principal torneio de futebol do Estado, o Campeonato Pernambucano, foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira (12) pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF). A cerimônia de lançamento foi realizada na Di Branco Recepções, bairro do Recife Antigo e reuniu autoridades públicas, dirigentes de clubes, jornalistas, entidades governamentais e amantes do esporte.

Antes de começar o evento, conversas e perspectivas sobre o campeonato que se aproxima eram a temática preferida de todos os presentes. Entre eles, estava Pedro Barreto, 1º vice-presidente executivo da FPF, que valou sobre a expectativa para o certame 2012. “A ansiedade é grande. Tivemos algumas reformas e o campeonato promete. Hoje, temos dois clubes na série A e um querendo voltar à segundona, além das vagas da série D em jogo. Vamos esperar a bola rolar”, comentou.

Com duas horas de atraso, já que o horário de início era às 19h, o evento começou com a fala do presidente da FPF, Evandro Carvalho. Alguns problemas de som atrapalharam o começo do discurso, fazendo com que o gestor interrompesse o pronunciamento por alguns instantes. Mas nada que tirasse o real brilho da festa.

Em seu primeiro ano à frente da Federação - após a morte do ex-presidente, que faleceu no ano passado - Evandro fez questão de destacar a importância da ajuda que recebeu durante o início de trabalho. “Agradeço todo o apoio que recebemos na fase de transição, em um momento difícil, depois da morte de Carlos Alberto (Oliveira). Vamos trabalhar para fazer do Campeonato Pernambucano de 2012 o melhor da história”, ressaltou.

Durante o discurso, Carvalho (foto ao lado) ainda destacou o seu pensamento para o futuro. “É uma satisfação participar, com todos vocês, desse novo momento do esporte em Pernambuco. Iniciamos uma nova era de modernização no futebol”, afirmou. Durante o evento, Evandro anunciou que a FPF  acertou as questões de divulgação, além do televisionamento do campeonato para 36 países, ao vivo. Ele ainda explicou que a entidade estará envolvida com iniciativas sociais. Uma prova disso é a parceria firmada com o projeto O Novo Jeito – grupo que visa realizar uma série de ações para beneficiar outras pessoas. O presidente também explicou que algumas bolsas escolares serão distribuídas para jovens atletas.

Após a fala do presidente, a primeira dama da FPF, Neide Carvalho, entregou a bola oficial da competição para Marcos Alencar e Antonio Souza – representantes do projeto O Novo Jeito. Por fim, 12 modelos desfilaram vestindo o uniforme dos clubes que disputarão o título do campeonato em 2012. São eles: América, Araripina, Belo Jardim, Central, Petrolina, Porto, Náutico, Salgueiro, Santa Cruz, Serra Talhada, Sport e Ypiranga.

Para selar a noite, um brinde de champagne ao campeonato pernambucano foi realizado com todos os presentes. Ao fim da cerimônia, muitos presidentes de clubes do interior e da capital conversavam no local. Entre eles estava Sivaldo Oliveira, mandatário do Central. Ele falou sobre o que espera da sua equipe no torneio estadual. “Nossa meta principal é chegar na série D e depois subir para a terceira divisão. Para isso, Reformamos o estádio e montamos um time com jogadores que atuaram na região, além de outros que estavam no sul do país ou no exterior”, explicou.

Entre os representantes de clubes da capital, estava o presidente  do Náutico, Paulo Wanderley, que reforçou a responsabilidade de sua gestão em conquistar o Pernambucano. “O torcedor do Náutico está carente desse título. Nossa última conquista foi em 2004. A disputa será difícil, mas vamos fazer de tudo para dar esse presente aos alvirrubros”, pontuou.

 

O Campeonato Pernambucano terá sua rodada de abertura neste domingo, a partir das 16h, com seis partidas.

Confira os jogos abaixo:

Santa Cruz X Belo Jardim

Porto X Náutico

Petrolina X Salgueiro

Araripina X Sport

América X Serra Talhada

Ypiranga X Central

COMENTÁRIOS dos leitores