Scheidt e Prada saem na frente na luta por vaga olímpica
Favoritos à conquista da vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, que acontecerá no meio do ano, Robert Scheidt e Bruno Prada estrearam nesta segunda-feira com vitória nas duas regatas da classe Star da Semana Brasileira de Vela, disputada em Búzios (RJ). A dupla somou apenas dois pontos perdidos e saiu na frente na disputa. Alessandro Pascolato e Henry Raul Boening são os vice-líderes, com quatro pontos perdidos.
Líderes do ranking mundial da classe Star, Scheidt e Prada enfrentam outras quatro duplas em busca da vaga olímpica. A competição em Búzios é a segunda seletiva para formação da seleção brasileira que vai a Londres. Scheidt e Prada já venceram a primeira: eles foram campeões do Mundial de Perth, na Austrália, e somaram um ponto. Se vencerem nesta semana, somam mais um e garantem a classificação.
"Acho que foi um bom início. Ganhamos com tranquilidade as duas regatas. O nosso maior receio na competição é ter qualquer quebra ou problema com o barco porque o equipamento da Star é muito frágil. Mas acredito que não vá acontecer nada e vamos nos empenhar para continuar velejando bem esses dias que ainda faltam", observou Robert Scheidt.
O velejador elogiou as condições do vento em Búzios, local escolhido para a seletiva olímpica brasileira por ser semelhante à raia de Weymouth, onde serão realizadas as regatas da Olimpíada. "São condições muito boas, com velejadas excelentes. Não dá para colocar nenhum defeito. Temos tido ventos de 18 nós, que testam a habilidade de manobras da tripulação e a habilidade de tirar velocidade do barco", apontou Scheidt.
OUTRAS DISPUTAS - Nas outras oito classes que disputam as vagas para Londres, todos os favoritos saíram à frente, vencendo as duas regatas do dia. Foram os casos de Bruno Fontes, na Laser Standard; Adriana Kostiw, na Laser Radial; Ricardo Winicki, o "Bimba", e Patrícia Freitas na RS:X masculina e feminina; e Jorge Zarif, na Finn.
Apenas no 470 feminino não é possível apontar qualquer tipo de favoritismo. A disputa envolve a dupla de medalhistas olímpicas em Pequim, Fernanda Oliveira e Isabel Swan. As duas se separaram e hoje velejam com novas parceiras. Nesta segunda, as gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan venceram as duas provas disputadas em um verdadeiro "match race" contra Martine Grael e Isabel Swan.
A rivalidade está tão acirrada que, após pedido das duas duplas, foram colocados juízes na água como nas competições oficiais barco contra barco. A vantagem na seletiva é da dupla Martine e Isabel, que saiu com o ponto em disputa após classificar o Brasil e obter o 8.º lugar no Mundial de Perth.