Pernambucana disputa mundial sub-14 de natação

Clarissa Rodrigues está entre as melhores nadadoras de sua categoria no país

por Luiz Mendes seg, 26/03/2012 - 12:38
Chico Peixoto / LeiaJá Imagens Clarissa foi ao pódio em todas as provas que disputou no ano passado Chico Peixoto / LeiaJá Imagens

 

Com 13 anos ainda a serem completados, a pernambucana Clarissa Rodrigues embarca nesta terça-feira para Grécia, onde disputará o Multinations – Mundial sub-14 de natação. Se depender do retrospecto da nadadora no ano passado, as chances dela trazer bons resultados para o Brasil são grandes.

Em 2010, a nadadora do Sport Club do Recife venceu os campeonatos pernambucano, Norte-Nordeste, Brasileiro e Sul-Americano. Na Grécia, Clarissa disputará as provas de 100m e 200m Borboleta, além do revezamento 4x100.

Há quatro anos trabalhando com a atleta, o treinador Raul Fuentes vem fazendo um trabalho específico com a jovem visando o Mundial. “Aproveitamos o período de férias dela para fazer uma preparação especial com treinos que duram entre 1h30 e 2h. Estou muito esperançoso, se não tiver nenhum contratempo acredito que ela possa trazer bons resultados”, comentou o técnico.

Segundo Raul Fuentes, Clarissa não perdeu nenhuma competição que disputou no ano passado. Destaque para o sul-americano que foi disputado em Bogotá, na Colômbia. “Ela chegou no mesmo dia da competição e apesar da sentir os efeitos da altitude conseguiu ganhar o ouro no revezamento e bronze nos 100m borboleta”, enfatizou.

Clarissa conhece pouco sobre adversárias que irá enfrentar na Grécia, mas sabe que é mais nova do que elas. “Acho que isso não seja uma desvantagem”, declarou a nadadora que está no 7º ano do Ensino Fundamental.

Com bons resultados ainda no início da carreira, é inevitável não almejar as olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, quando a pernambucana terá 17 anos. “Pensar eu penso, mas quero focar no momento”, diz Clarissam que desde 2008 está na lista de pré-convocadas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Acompanhando a filha em todos os momentos, Carlos Rodrigues também embarcará para a Grécia junto com Clarissa. O pai da nadadora revela que por pouco a jovem não trocou as piscinas pela dança. “Colocamos ela para nadar com cinco anos de idade, mas de depois ela pediu para fazer balé e passou apenas seis meses e quis voltar para a natação”.

O Multinations, campeonato mundial sub-14, será realizado do dia 30 de março a primeiro de abril, na Grécia. Ao retornar da competição, Clarissa vai focar o trabalho para o Norte/Nordeste da categoria, que ocorrerá em Maceió, no próximo mês.

COMENTÁRIOS dos leitores