Presidente da FPF confirma participação de PE no Nordestão
Evandro Barros Carvalho sinalizou ainda para a possibilidade de o campeão ter direito a uma vaga na Copa Sul-Americana
O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, confirmou a presença de times pernambucanos na Copa do Nordeste, que voltará a ser disputada a partir de 2013. O mandatário estava aguardando a reunião da CBF, que aconteceu na última quinta-feira (19), garantindo que o Campeonato Pernambucano não será prejudicado. Como o aval foi dado, Carvalho garantiu a participação do Estado.
Pernambuco terá direito a três times na competição, assim como a Bahia. Os demais estados da região (com exceção do Maranhão e do Piauí, que não vão participar), terão direito a duas vagas. As vagas de Pernambuco serão decididas pelo estadual deste ano, ou seja, os três primeiros colocados do Pernambucano 2012.
A competição terá 12 datas disponíveis no calendário da CBF e terá início no dia 13 de janeiro de 2013, com 16 equipes. Na primeira fase, os clubes se dividem em quatro grupos de quatro, com jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada chave se classificam. As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta. O gol fora de casa vai prevalecer em caso de desempate, assim como é na Copa do Brasil.
O presidente da FPF ainda falou, em entrevista, sobre a valorização do torneio. Segundo ele, ainda não está garantido, mas é 99% certo de que o campeão do Nordeste terá direito a uma vaga na Copa Sul-Americana. Ainda de acordo com o mandatário, só está faltando decidir se vão criar outra vaga para o país na competição sul-americana, ou se vão remanejar uma vaga que antes era garantida a um clube da série A do Campeonato Brasileiro.