Seleções de PE e RJ farão final do showbol no Recife

2° torneio de seleções reúne grandes nomes do futebol de quatro estados

por Thiago Graf sab, 28/04/2012 - 11:28
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Gaúcho marcou na última cobrança de pênalti da série e garantiu a classificação pernambucana. Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Nomes que marcaram época nos gramados do Brasil estiveram reunidos na rodada de abertura do 2° torneio de seleções de showbol. O evento iniciou nesta sexta-feira (27) e está sendo realizado no ginásio do Geraldão. Ao todo, a competição conta com a participação de equipes de quatro estados: Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.



Na primeira partida da noite, Rio de Janeiro e São Paulo fizeram o primeiro duelo da competição, que é disputado em formato de mata-mata. Em um confronto de 21 gols, Pedrinho (5), Djalminha (4) e Leandro Ávila (2) deram a vitória para os fluminenses por 11x10. Os tentos paulistas foram anotados por Rodrigo Fabri (4), Paulo Sérgio (3), Robert, Viola e Demétrius. A equipe vencedora, garantiu lugar na decisão da edição de 2012 do torneio. 

As animadoras de torcida foram um show a parte para o público presente

As animadoras de torcida foram um show a parte para o público presente

O segundo confronto da noite era um clássico nordestino. Recheado de nomes famosos do futebol pernambucanos como os goleiros Albérico e Gilberto, os ex-zagueiros Adriano e Sandro; os laterais Lico, Russo e Marquinhos; os meias Edson Miolo, Chiquinho e Nildo, além dos atacantes Kuki e Gaúcho, a seleção estadual recebeu o Ceará, que também tinha velhos conhecidos que passaram por aqui. No time cearense, o ex-volante Cleisson, o goleiro Maizena e o ex-atacante Maurílio.

Nos primeiros segundos de jogo, Pernambuco abriu o placar com Edson Miolo. A partir daí veio a reação do Ceará, que virou e fechou o primeiro tempo em vantagem tranquila: 9x5.

Pernambuco voltou a apertar no começo na segunda etapa e deixou a partida com a diferença de apenas de um gol. Com uma bela atuação de Cleisson, que marcou sete gols no jogo, os visitantes continuaram na frente. Faltando somente 20 segundos para o final do jogo, o árbitro Oscar Roberto Godoy marcou falta para o time da casa. Na cobrança ensaiada, Chiquinho bateu forte e empatou o confronto em 12x12.

No tempo normal, os gols de Pernambuco foram marcados por: Gaúcho (5), Edson Miolo (3), Chiquinho (2), Sandro e Russo. Pelo lado cearense, os artilheiros foram Cleisson (7), Rômulo (2), Maurílio (2) e Gera.

Com a igualdade no placar, a decisão foi para a prorrogação. Passados os cinco minutos do texto extra, o placar permaneceu empatado. As duas equipes, então, seguiram para a disputa por pênaltis. Na primeira cobrança, Gera converteu para os cearenses e Sandro para os pernambucanos. Na segunda batida, Albérico defendeu a cobrança de Cleisson e Maizena pegou o chute de Chiquinho.

Com o persistente empate, as cobranças iniciaram a fase alternada. Na primeira, Damião bateu e Albérico defendeu pela segunda vez. Na sequencia, Gaúcho bateu com força e selou a classificação pernambucana para a final do 2º torneio de seleções do showbol.

Herói da decisão por pênaltis, o goleiro Albérico – que jogou por Sport e Náutico – analisou a vitória pernambucana. “Acho que a equipe sentiu o começo da partida. Alguns jogadores estrearam hoje e só encaixaram na segunda etapa. Conseguimos empatar no final e nada mais justo do que ganhar nos pênaltis, depois de toda superação. Saímos fortalecidos e esperamos trazer o título esse ano”, explicou.

Cleisson foi o destaque da partida, mas perdeu um dos pênaltis na hora decisiva. Mesmo assim, o ex-volante gostou do confronto. “Foi um grande jogo. Estivemos bem e perdemos a chance de vencer faltando 20 segundos para o final”. Em forma, quando questionado sobre a possibilidade de voltar aos gramados, ele rechaçou a hipótese. “Não, já deu. O tempo passou. Agora é só showbol”, afirmou aos risos. 

O meia Nildo, que passou pelos três grandes clubes do Estado, reforçou a confiança no título para o Pernambuco. “É difícil, mas é possível. Vamos fazer de tudo para conseguir essa vitória no domingo. O confronto será interessante por que os cariocas jogam e deixam jogar”. O ex-atleta ainda explicou os pontos fortes do adversário e o que será preciso fazer para levantar a taça. “Eles tem Djalminha e Pedrinho, que são destaques. Se a gente compactar o nosso time e marcar com eficiência, teremos condições de ganhar”, pontuou. 

A decisão e a disputa pelo terceiro lugar serão realizadas no ginásio do Geraldão, no próximo domingo (29), a partir das 11h.

COMENTÁRIOS dos leitores