Bicampeão de judô se despede dos tatames
João Derly venceu sua última luta contra Murilo Osman, em Porto Alegre
O bicampeão mundial de judô João Derly se despediu dos tatames nesta sexta-feira (15), no Ginásio da Sogipa, em Porto Alegre. O judoca de 31 anos derrotou Murilo Osman, da Costa Rica, por ippon, em menos de um minuto de luta. Além dos dois campeonatos mundiais, Derly ganhou ainda a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, e do Mundial Júnior de Nabeul, na Tunísia, em 2000.
Derly resolveu deixar os tatames após ficar fora dos Jogos Olímpicos de Londres e não resistir aos seguidos problemas físicos. Ao final do combate, ele chorou bastante e foi abraçado e jogado ao alto pelos companheiros, ao som de “We Are The Champions”. Depois, recebeu flores de sua mãe.
“Quando acabou a luta, passou pela minha cabeça tudo o que vivi em minha carreira. Foi muito bonito fazer a luta neste ginásio onde sempre treinei, com a presença da minha família e de tantos amigos”, disse Derly no discurso de agradecimento que fez ao público.
Desde a sua participação na Olimpíada de Pequim-2008, quando foi eliminado na segunda rodada, Derly teve de conviver com diversas lesões em seus joelhos. Em 2010 ele teve de passar por duas cirurgias para reconstrução dos ligamentos e do menisco do joelho esquerdo.
Além dos dois campeonatos mundiais, Derly ganhou ainda a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, e do Mundial Júnior de Nabeul, na Tunísia, em 2000.