UEFA Euro reserva confrontos eletrizantes na semifinal

Primeiro duelo por vaga na decisão acontece nesta quarta-feira

ter, 26/06/2012 - 12:12

O primeiro finalista da UEFA Euro 2012 sairá nesta quarta-feira (27), após o confronto entre Portugal e Espanha. O vencedor deste confronto enfrentará Itália ou Alemanha, que duelarão na quinta-feira (28). A decisão será no próximo domingo (1), às 15h45, no estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia.

Como já era esperado, dois clássicos mundiais vão decidir o duelo final da Eurocopa 2012. O primeiro é o clássico ibérico, que terá o atacante Cristiano Ronaldo, considerado o melhor da competição, duelando com seus companheiros do Real Madrid, que forma a base da seleção espanhola, ao lado de atletas do Barcelona.

Além de CR7, a seleção portuguesa conta com outros dois atletas do Rela Madrid: o zagueiro Pepe e o lateral Fábio Coentrão. Do outro lado, o goleiro Casillas, o zagueiro Sergio Ramos e o volante Xabi Alonso são os representantes merengues, enquanto que Xaxi, Iniesta, Busquets e Piqué jogam na equipe catalã.

O último duelo oficial entre as duas equipes foi nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2010, quando a Espanha, que foi campeã mundial naquele ano, derrotou os portugueses por 1x0. No histórico do confronto, a Espanha tem 16 vitórias, 12 empates e seis derrotas. Depois do Mundial da África do Sul, os portugueses derrotaram os espanhóis, por 4x0, num amistoso.

O outro confronto será a repetição da final da Copa do Mundo de 1982, conquistada pela Itália. As duas equipes jogam em Varsóvia, na Polônia. No histórico de confrontos oficiais, a Alemanha nunca venceu a Itália, que já a derrotou por sete vezes. Além da final de 82, as equipes se enfrentaram na semifinal da Copa de 70, quando a Itália venceu por 4x3 na prorrogação, depois de 1x1 no tempo normal.

Das quatro equipes que chegaram à fase semifinal, a única que nunca conquistou a Eurocopa foi Portugal, que quase chegou ao título em 2004, com Luiz Felipe Scollari, mas foi derrotado pela Grécia, surpreendentemente.

O único treinador que tem dificuldades para armar a equipe nesta semifinal é Cesare Prandelli, da Itália, que ainda não sabe qual será a sua dupla de ataque. Ele tem Antonio Cassano, Mario Balotelli e Antonio Di Natale disputando duas vagas.

COMENTÁRIOS dos leitores